terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Xpectations

A vida é feita de expectativas... Como âncoras colocadas lá à frente, bem ao longe, onde o barco que somos vai chegar um dia. E a vida é como o vento, empurrando a nossa nau, umas vezes depressa, outras devagar, mas sempre em frente, fazendo com que eventualmente cheguemos às âncoras que, até agora, serviram para orientar a nau na direcção certa, apesar de ventos e tempestades. E nós remamos, com todas as forças e o máximo de jeito. No entanto, a grande questão é: agora chegados àquela âncora, teremos condições de a levantar do fundo do mar para continuarmos a navegar? Se sim, óptimo, mas quando não temos forças, ou quando não se proporciona, essas âncoras ficam para trás e ao invés de servirem de guia, servem de lastro. O lastro de objectivos por cumprir. A prender-nos. Para continuarmos em frente é preciso fazermos duas coisas: começar por cortar a corda que nos prende ao lastro e atirar, com todas as nossas forças, novas âncoras, fresquinhas, lá bem para o fundo, onde continuarão a guiar-nos na direcção certa. É tudo tão bonitinho e fácil, assim por escrito e no plano abstracto...

5 comentários:

Miepeee disse...

Mas nao e impossivel na pratica. Da trabalho, dores de cabeca mas o importante e ir atirando novas ancoras. Se demora muito tambem nao e importante, desde que se mantenham as cordas a tona de agua e se reme muito, o objectivo e sempre mesmo chegar la , para lancar novas ;)
Go girl , tu consegues :)

Fuschia disse...

Os objectivos são bons para delinear estratégias, mas devem ser flexíveis. É dificíl sim, mas é melhor do que ficar agarrado a coisas que já não fazem sentido.

Goldfish disse...

Este não era bem sobre mim, mas... O capuz também serve.

Andorinha disse...

Gosto dum poema (não sei quem é o autor, desculpa) que diz: dou-me ao mar e deixo a vida no cais, dar-me ao mar, nunca por nunca é demais... :)

fd disse...

Gostei destas metáforas sobre objectivos, forças e a gestão de tudo isso. Gostei mais ainda da última frase.