quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Não estou de Acordo, nada a fazer

.
Título de notícia na RTP: "Estações da Linha de Gondomar já estão batizadas".

Tantos e tantos anos a aprender a escrever e agora sinto-me quase analfabeta outra vez. Já não chega outras idiotices, como "pôr" e "for" (porque não levam ambas acento? Não me venham dizer que é porque existe "pôr" e "por", porque então também deveria existir "côr" - amarelo, azul, etc. - para diferenciar de "cor", de "saber de cor"!), agora desaparecem as "consoantes mudas" - a mim ensinaram-me que elas não se lêem, mas têm como objectivo abrir a vogal que está antes... assim para se ler "bátizadas" e não "bâtizadas" - e outros tantos acentos, fazendo com que a ordem do verbo parar "pára imediatamente" passe a escrever-se "para imediatamente", o que é claramente muito mais fácil de entender e não se presta a confusões nenhumas... Isto para não falar das maiúsculas que desaparecem dos dias da semana e dos meses. Porquê? Que diferença faz fevereiro ou Fevereiro? Quem percebe um percebe o outro, mas para mim é bastante mais fácil compreender que alguém que escreve Segunda está a referir-se a um dia da semana do que se escrever segunda. Por outro lado, demoram décadas a oficializar letras do alfabeto - já quando eu andei na Primária a professora explicou a existência do k, w e do y e o seu uso em algumas palavras mas só agora é que esta explicação passa a oficial! Passados vinte e tal anos!
Já li várias defesas do acordo ortográfico. Com atenção, que eu gosto de saber e para isso preciso de compreender, dado que tudo o que é decorado depressa se esconde nas muitas pregas do meu cérebro, para nunca mais ser encontrado. E, francamente, não percebo. Não acho que tenha lógica e não me parece que facilite a compreensão de uma língua que já é tão complicada. Além disso, este acordo faz com que haja muito mais regras da língua escrita cuja justificação é "porque sim". E se havia coisa que me fazia urticária nas aulas de gramática portuguesa era o "porque sim"...
.
P.S. - Dobrar-me-ei, eventualmente, à escrita oficial, eu sei que sim, mas vai ser por obrigatoriedade e sempre com um travo amargo na boca.

4 comentários:

Andorinha disse...

Estou totalmente de acordo, contigo. E escrever sem vírgulas e pontos? Faz-me cá uns nervos. E nada de justificar com o Saramago ;)

Fuschia disse...

Sinto o mesmo..

fd disse...

Depois de ler os exemplos que deste, realmente sinto-me quase analfabeto. Já nem vou poder implicar com erros ortográficos porque não vou saber os que, à luz do novo acordo, efectivamente são.

Tia Maria disse...

Eu nunca ouvi falar em acordos ortográficos entre ingleses e americanos.

Cada um escreve á sua maneira. Estas modernices agora para fazer o jeitinho ao Brasil, já mete nojo.

Aliás, onde quer que eu vá na net, aparece sempre o português do brasil em primeiro ou então o Português de Portugal nunca aparece.

Nós dizemos "iá, meu", os brazucas dizem "aí, bicho". Qual é o problema???

Eles até dobram as novelas portuguesas para "brasileiro" e nós andamos agora cá com acordos?????

Eles vêm para Portugal ilegais e fazem-se legalizações extraordinárias por pressão do Lulinha. E que contrapartidas tivemos nós???

Eu, pela minha parte, vou escrever como sempre escrevi. Quem não gostar, paciência.

Já basta de ver tanta gente sem espinha dorsal.

Cumprimentos da terra das tulipas.