quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

Luna linda

.

Dizem os experts do comportamento animal que se deve elogiar e premiar sempre o bom comportamento do cão (ou da cadela, no caso presente) para que o bom comportamento vá sendo inculcado naquelas mentes muito inteligentes para o que lhes dá na gana. A minha versão de incentivo é "Luna linda!". Ora esta expressão confunde uma vizinha de rua, também dona de um cão que, apesar de americana de nascimento sabe o que linda significa (bela) e que é também um nome (obrigada Linda Evangelista!). E não se conforma com a minha expressão de incentivo. Não sei, acho que para ela "Luna linda" não faz sentido. Eu sei que é muito mais fixe dizer "good girl" ou "well done" mas a minha Luna não fala inglês, "boa menina" soa mal ("menina boa" nem merece consideração) e "bem feito" ela ainda leva a mal. A última pergunta da americana sobre o assunto foi "Why didn't you call her Linda?" e eu pensei cá para comigo enquanto debitava uma outra desculpa qualquer, ora que bonito havia de ser, de cada vez que ela se sentasse eu pôr-me a dizer "Linda linda!. O treino devia funcionar imenso...
.

9 comentários:

Andorinha disse...

:D Eu chamo boneca à minha Petzi. Não lhe chamei boneca porque achei que Petzi era mais forte e menos generalista. O incentivo pra minha é: muito bem!!
E o tom de voz que é fundamental. Ela sabe quando fez coisas boas se o meu tom de voz é de alegria, independentemente das palavras. É muito giro ver a reacção.
Quando ela faz asneiras leva com um: FEIA!! Muito feia!! E ela entende, ó se entende!

Guilhim disse...

Linda!!!

Underground disse...

Que gira! Com as patinhas brancas... Tem ar de ser vivaça!

Miepeee disse...

Tem ar de inteligente !!

Gi disse...

E é linda mesmo. A vizinha é que deve ter uns circuitos esquisitos, se ainda não percebeu.

Dünya disse...

Sim , a tua Luna é Linda :) e tem o ar mais adoravel de sempre :)

macaca grava-por-cima disse...

linda, mas linda!!!
Eu tb uso a expressão "linda" ou "muito bem"!!! "bonita" tb, menos vezes

Goldfish disse...

Se houvesse um sinal (tipo dois olhinhos e uma boca a salivar) eu colocava aqui: dona babada.

fd disse...

A Luna, com as suas orelhas viradas para a frente e os olhos perspicazes, parece mesmo ser curiosa e inteligente. Quanto ao incentivo, em português, inglês ou holandês :) acho que ela valoriza mesmo é o tom da voz, mais do que a tua vizinha. :)