terça-feira, 27 de outubro de 2009

Impõe-se um esclarecimento

Este aquário nada mais é que uma página pessoal de idiotices e resmungo que vai contribuindo para que eu me mantenha ocupada e que algumas pessoas em Portugal saibam de mim. O que aqui escrevo é, na maioria das vezes, coisas parvas que me acontecem ou que me vêm à ideia, ou coisas que me incomodam e irritam. Tudo o resto acaba por ficar de fora, distorcendo um bocado a realidade. Parece que isso acontece especialmente em relação a Amsterdão e à Holanda... dando a ideia de que eu não gosto disto nem dos holandeses. Ora bem, a Holanda não é Portugal e Amsterdão não é Lisboa - e portanto nunca será a minha terra, nem a minha cidade, onde tenho os meus cantos, as minhas memórias, os meus amigos e a minha família. É, por enquanto, o sítio onde tenho a minha casa (sim, esta já é mais a minha casa que a que tenho ainda em Lisboa) e onde vivo com a família mais próxima (mariduncho e cadela) e é um sítio espectacular para se viver. Vivo num bom bairro, numa casa boa (então para o padrão holandês é uma casa extraordinária) tenho vizinhos simpáticos, toda a gente me trata bem, seja na rua, nas lojas ou nos locais onde procuro emprego, apesar de ser claramente uma estrangeira que, ainda por cima, não fala pêvas da língua local. Arrisco dizer que não há mais nenhuma cidade da Europa onde alguém possa viver sem falar a língua do país, usando única e exclusivamente o inglês - e aqui é possível, sem sequer originar mal-estar (os holandeses são os primeiros a perguntar porque é que alguém quer estudar a língua deles se falar bem inglês!). A qualidade de vida que tenho aqui é, de longe, superior à que tinha em Lisboa, e a qualidade de vida dos holandeses é muito superior à dos portugueses. Aqui, as pessoas passeiam nas ruas, saem das lojas com sacos, têm tempo para estar com os filhos e com a família e os amigos (eu nunca vi crianças portuguesas no dia-a-dia serem tão felizes como vejo as holandesas), viajam várias vezes ao ano para fora do país e têm dinheiro para gastar. A questão é que eu não acho que isto tenha a mais pequena graça. O que tem graça é eu sair de casa, atravessar a rua e estar à porta de uma escola e depois atravessar o canal e ter meio quarteirão de montras com meninas em roupa interior. E tem piada oferecerem-se para me pagar um charro, quando em Portugal nem sequer vender-me um alguma vez tentaram (estão a imaginar o meu ar de menina, não estão?). E quase ser atropelada por uma bicicleta também tem piada (enquanto se mantiver no quase, claro está...). E despirem-se todos em pleno Vondelpark (ficam de boxers ou de bikini) mal o sol fura as nuvens? Tem piada, ah pois tem! Muito mais do que andar a fazer a apologia da Holanda contra um Portugal que, apesar de ranhoso em tantos aspectos, é a minha terra e eu adoro. E é este o esclarecimento que queria fazer. Nunca se esqueçam que o que eu conto é só uma parte da realidade, aquela que (nos) é estranha por ser tão díspar da portuguesa e, por isso mesmo, engraçada, incomodativa ou simplesmente curiosa. Admitam, tem piada um gajo (não era um drogado ou alguém com mau aspecto, atenção!) passar de um convite para um chá para um outro tipo de ervinha...

11 comentários:

macaca grava-por-cima disse...

Claro que tem piada!

fd disse...

Da minha parte, peço desculpa pelo contributo prejudicial que dei para a ideia desproporcionada a que te referes. Por mais smilies que se coloquem, é difícil passar a ironia, a brincadeira ou às vezes a provocação, que se pretende transmitir. Na escrita, ou genericamente nos meios de comunicação em diferido, é mais fácil haver desentendimentos.

As pessoas e lugares são mais do que se consegue escrever ou descrever. Acho que neste post conseguiste clarificar muito bem isso mesmo e os pressupostos do teu blog.

…e claro que tem piada.

Goldfish disse...

Não é preciso pedir desculpas... não existem comentários prejudiciais (a não ser aqueles de anónimos mal-educados que não costumam andar por aqui)! Mas é bem verdade, é difícil ser irónico ou provocatório por escrito - ou se é óbvio de mais ou faz falta um olhar, um meio-sorriso, um certo tom de voz. Às vezes até é bom que haja uma certa falta de sintonia pois esclarecem-se pontos e opiniões antes que tudo esteja completamnte baralhado.

Goldfish disse...

By the way, achei imensa piada à alusão ao manjericão... com o cheiro que tem fumado deve ser mais do que alucinogénico! :D

fd disse...

Tudo esclarecido :)

Tia Maria disse...

Acho que estás a precisar é de comer uns gnochis. Vai lá fazer a minha receita, sff. lol

Miepeee disse...

Gostei do esclarecimento porque confesso que fiquei um bocadinho irritada com o facto de so descreveres coisas negativas nesta cidade. Um dia dia destes faco um post sobre este tema, pois ha muito portugues aqui que so diz mal e sinceramente incomoda-me na medida em que se nao gostam porque e que nao se vao embora?
Nao estou a falar de ti porque ja esclareceste mas estive quase para te perguntar isso.
Sorry mas onde vivo e a minha terra, Lisboa foi o local onde nasci.
Beijinhos.

Goldfish disse...

Não, o objectivo não era criticar indiscriminadamente... apenas brincar com a parte da realidade que é difeente da habitual. Mas, e apesar de gostar de aqui viver e das pessoas, continuo a preferir Lisboa, que é mesmo a minha terra. E espero para lá voltar. Espero mesmo, muito. Mas também tenho cada vez mais receio de que tal não seja possível, por motivos económicos. Os que só falam mal também não voltam por isso...

Andorinha disse...

Ora Miepeee e Goldie: eu assino e subscrevo a Goldie. Tenho o direito de brincar e arreliar, e penso exactamente da mesma forma que tu (Goldie). Mesmo assim, tenho o direito de dizer que mesmo sendo Amsterdão uma cidade de bonecas, não é a cidade onde quero viver. Mas por isso mesmo mudei-me. E no dia em que achar que a Holanda não serve pra mim, mudo-me tb. O que eu não consigo concordar de maneira alguma é com a frase: onde vivo é a minha terra.
Desculpa Miepeee, mas é a minha terra o tanas!! A minha terra não tem de ser necessariamente onde nasci, mas tem de ser certamente um sítio onde me sinto um peixe dentro d'agua, e a Holanda certamente não o é. Tem de ser um sítio a que eu sinta a minha alma ligada, e a Holanda claramente não me puxa nesse sentimento. Tem se ser um sítio onde eu me sinta tão bem como quando estou embrulhada num robe quentinho depois duma molha, ou como quando sinto o cheiro da terra molhada, e a Holanda claramente não é esse sítio. Mas não estou cá mal, e não, pra já não me vou embora. Lá pq não chame a este sítio a minha terra, não quer dizer que não possa cá viver. Não quer dizer que o deteste. Quer apenas dizer que há sítios onde me sinto melhor, e é pra lá que hei-de voltar, pq te garanto: no dia em que eu me encher de não me sentir em casa, ponho-me nas p* tão depressa que até faz pó!
(PS: Goldie, eu conheço pessoalmente a Miepeee e por isso é que falo tão português e depressa, no sweat :) )

Goldfish disse...

Bem, Andorinha, gostei do "falo tão português"... Muito bom.

Andorinha disse...

Ops... por isso é que falo em bom português e depressa!