quinta-feira, 22 de outubro de 2009

Experimentações é no que dá

Descobri os blogs de culinária. Alguns têm receitas completamente diferentes do que costumo cozinhar e como não tenho muito que fazer e os ingredientes são limitados, resolvi começar a experimentar. Tenho descoberto coisas bem boas, até que ontem resolvi dar uma hipótese a um creme de courgettes - sopa sem cenoura é uma coisinha muito chata, sabe sempre tudo ao mesmo, por isso há que inovar. Neste creme usavam manjericão, erva que eu nunca usei na vida nem sabia a que sabia (hum, esta frase deve ser mesmo boa para baralhar o tradutor do google). Ao cozinhar cortei um bocadinho na dose indicada, felizmente, porque tem um sabor bastante forte e também bastante cheiro.
Quando o mariduncho chega a casa começa a cheirar o ar e pergunta-me com um ar entre o receoso e o gozão: "Fizeste vagarosos para o jantar?" Efectivamente, o manjericão pode ser usado para cozinhar caracóis. A sopa não é para repetir e fiquei com desejos de vagarosos.

3 comentários:

Tia Maria disse...

Bem, já que estás numa de culinária, vou fazer publicidade aos meus blogs. lol
sabordeportugal.blogspot.com
sopasetal.blogspot.com

Um creme de courgettes é bom, manjerião é óptimo, dá um sabor á comida daqueles.

O truque é que certas coisas devem fazer parte da base, para darem sabor , mas não se sentir a sua textura.

Pôr um bocado de natas ou leite de coco torna as sopas mais cremosas e dá-lhe um sabor extra.

Umas especiarias, noz moscada, etc, torna a sopa mais saborosa.

O meu marido gosta de fazer sopas começando por um reogado, por exemplo. Ficam mais fortes de aroma.

É questão de ires experimentando até apanhares o jeito.

Cumprimentos

Gi disse...

Agora também iam uns vagarosos.
Lesmas já as vejo no meu jardim ... com esta chuva. :)

Goldfish disse...

Faz publicidade à vontade, Tia, que as tuas bolas de carne com ovo estavam bem boas. Mas, sabes, sabores muito fortes não são comigo - nas tuas bolas também tive de cortar o tomate seco, aqui na sopa é o manjericão que é demais. Outro problema é que não posso fazer muitos refogados ou usar certas coisas muito gordas como natas ou leite de côco para não rebolar mais do que já rebolo... Daí também não poder usar cenoura. Enfim, é complicado. Mas obrigada pelas dicas!

E lesmas também as há por cá. Já vagarosos... não, são nojentos. Já peixinho cru não é nada nojento, não senhor!