quinta-feira, 10 de setembro de 2009

The new "beto" vs the old "beto"

Aparentemente, a betalhada do nosso Portugal mudou de estilo. Agora assemelham-se ao cigano que mora na rua acima da minha (em Lisboa, claro), com corrente de ouro ao pescoço... O que é feito do velho beto, com o pólo por cima dos ombros, camisa Quebra-mar às riscas e calças penduradas ligeiramente acima do tornozelo ossudo, peludo e desnudo?!? Ainda me lembro dos primeiros espécimes deste tipo que apareceram na minha querida Secundária. Nós chamávamos-lhes (bem, era mais a um em particular, mas aos outros a carapuça também servia) eternos enganados! Sim, eternos enganados... pelo alfaiate! Claro, em honra do engano da costureira que lhes fazia a baínha das calças... É claro que só uns poucos de nós sabiam que o "eterno enganado" era um beto - o resto achava simplesmente que era alguém... ornamentado na cabeça, à Manuel Pinho, dir-se-ia nos dias de hoje! Muitas lágrimas (de riso, claro) já me escorreram pela face por causa do eterno enganado... Ainda hoje, quando me cruzo com ele, me vem um sorriso aos lábios. Quando penso na corrente de ouro e camisa desabotoada até ao umbigo do novo beto tenho apenas uma coisa a dizer: volta, eterno enganado, que estás perdoado!

2 comentários:

Gata2000 disse...

Os antigos betos estão hoje vestidos de fato e gravata da Sacoor, e mesmo aqueles que não eram betos, aconteceu-lhes o mesmo.
Mas acho que valia mais um beto do nosso tempo, de camisa para fora, polo aos ombros e calcinha bege (os da minha escola eram mais bonitos do que os da tua, embora tivessemos andado na mesma escola, em épocas diferentes), do que uma chusma de betos de hoje, com a mania que são gangsters e a quererem imitar o dealer que imaginam algures num bairro do Bronx (porque foi o que viram no CSI) a cantar músicas rap, a fazer bang bang e rodeados de 2bitches very nice".
Qualquer dia estou como a minha bisa, que dizia "no meu tempo não era nada assim" com um ar saudosista da moral e bons costumes do seu tempo.

fd disse...

Acho que não percebo muito de betos mas acho que os de agora estão no "estilo à Cristino Ronaldo".