terça-feira, 29 de setembro de 2009

Auto-consciência

O meu pior defeito?
.
.............................................Teimosia
.
A minha maior qualidade?
.
...........................................................Empatia
.
E, arriscando-me a cair na vaidade, digo que há por aí imensa gente com o mesmo pior defeito que eu, mas não muitos com a mesma maior qualidade...

5 comentários:

fd disse...

Não ponho em causa a justiça da qualidade invocada mas explicaram-me que "empatia" não é só a capacidade de entendimento/conhecimento com alguém (como habitualmente se utiliza), mas uma capacidade ou estado extremo, quase como uma “impersonation”, a capacidade de ver, sentir e pensar como uma outra pessoa e que por vezes a designação não é utilizada adequadamente. Na tua auto-consciência saberás qual é a que melhor se aplica. Mesmo na definição menos ambiciosa já é uma excelente qualidade :)

Goldfish disse...

Bem, não estando a referir-me bem a "impersonating", refiro-me a mais do que entendimento e conhecimento do outro. Uma amiga disse-me isto há muitos anos, e tenho vindo a notar que tem razão. É-me fácil perceber os pontos de vista dos outros, as razões porque agem de determinada forma. Conhecendo uma pessoa, consigo entender os cordelinhos que a vão puxando nas direcções que escolhe seguir. Mesmo que sejam opções que considere más ou justificações que não aplicaria a mim ou a outras pessoas.

E sim, também acho uma óptima qualidade. Às vezes há que lembrar coisas boas sobre nós mesmos!

Gi disse...

A teimosia também pode ser uma qualidade.

Aquilo que defines como empatia não será mias compreensão?

Considero empatia mais no sentido de "impersonation".

jonah disse...

então deixa-me dizer-te que uma vez ouvi a seguinte definição que nunca esqueci:

bondade é a capacidade extraordinária que algumas pessoas têm de, sempre que necessário, saltarem para a pele do outro, perceberem pontos de vista alheios, entenderem sem muito esforço o porquê de determinadas atitudes.

ora, isto é muito semelhante ao que referiste como "entendimento/conhecimento do outro", por isso podes extrapolar para bondade essa característica que referiste como empatia.

e sim, na minha opinião, confere!

Goldfish disse...

Bem, estou a ver que já toda a gente percebeu qual era a qualidade que eu queria nomear... independente do que lhe chamemos! Acho, no entanto, que "bondade" é um bocadinho demais, apesar de essa descrição acertar em cheio!
Quanto à teimosia ser uma qualidade... não. Não no meu caso. Não sou nada persistente (infelizmente), e a teimosia tem tendência a manifestar-se em conjunto com outros defeitos, aumentando-os exponencialmente.