quarta-feira, 30 de setembro de 2009

É por estas que a minha vida é tão interessante

Ligaram-me, no outro dia, mais uma vez de um número não identificado. Atendi com meu melhor "hallo!" - o pânico de ser de algum emprego e não estar a atender leva a melhor, de vez em quando, sobre a decisão de não voltar a atender quem não se identifique.
.
Uma voz feminina do outro lado arranha-me o ouvido com umas frases em holandês, para ser interrompida pelo meu apologético e costumeiro "sorry, I don't speak dutch...". Alegrei-me, é uma entrevista! E, logo a seguir, "não é o maluco dos telefonemas anónimos!".
.
Após um ligeiro engasganço recomeça a falar, num inglês sofrível, diz que é da KLM e que quer saber se eu quero aderir a qualquer coisa que me permite fazer compras, trá-lá-lá (assim que me perguntam se quero aderir a algo ligo o modo automático de recusa em ouvir, seguido da recusa em aceitar seja o que for).
.
Enquanto vou, o mais educadamente possível, recusando o não-sei-quê que me querem impingir numa das piores performances de inglês que por cá já me foi dado ouvir, entram em acção o Tico e o Teco. O Tico pensa "Que inglês básico para uma holandesa!". O Teco, por seu lado, pensa "Deve estar a rogar pragas por o meu telemóvel lhe ter calhado!". Fez-se luz (o Tico e o Teco encontraram-se à esquina) e, conforme me despedia e carregava no botão vermelho para desligar, percebi. Devem andar a ligar-me há dias (semanas!), mas quando percebem que não sou holandesa - nem o "Hallo!" tem a pronúncia correcta, pelos vistos - preferem não se dar ao trabalho. Esta, coitada, devia estar distraída e não percebeu que ia ter de esforçar o seu inglês para comunicar comigo...
.
Bem pensado, bem verificado (numa adaptação livre do popular "bem dito, bem feito") - nunca mais recebi chamadas cujo autor opta por não explicar quem é nem ao que vem. Nada de apaixonados platónicos, nada de SIS versão Nederland, nada de jeito, apenas telemarketing. Digam lá se não é triste?!?
.

6 comentários:

fd disse...

Um grande filme, à volta de pequenos sinais, com um final abrupto... como os livros do Saramago (alguns). No entanto, para quem faz estes filmes, cálculo que o Tico e o Teco demorem ainda algum tempo até estarem seguros que era só telemarketing (e agora um pouco da música da 5ª Dimensão ou uma outra qualquer música misteriosa…).

Não é triste. Permitiu-te partilhar uma história. E criar expectativa em milhares de seguidores deste blog :)

Goldfish disse...

AHAHAH! Gostei dos "milhares de espectadores"!
Mas estou mesmo segura que era telemarketing: desde este telefonema, há 2 semanas, nem mais um telefonema misterioso... E, na verdade, eu nem sou muito de fazer filmes, só achei que tinha mais graça assim!

P.S. - Mas lá que quase 3 semanas de chamadas anónimas diárias estavam a atacar-me os nervos, lá isso estavam! ;)

jonah disse...

e quem é que tinha razão??? euzinha, pois claro!

Goldfish disse...

É verdade! Já nem me lembrava, a teoria do rapaz amigo do IKEA... telemarketing! Não lhe digas, senão fica convencido, boa? ;)

Alda Couto disse...

Essa é boa! Quer dizer uma pessoa até se entusiasma porque tem um admirador tímido e afinal é tão só um/a palerma que não se quer dar ao trabalho de falar inglês!...
Não mereces!

Goldfish disse...

Eu bem me esforcei por construir enredos diversificados e complexos, quase dignos de um Óscar. Afinal, tudo se resume a falta de destreza na língua inglesa...