segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Desqueci-me

Há quatro anos atrás ouvi esta pérola dos pontapés na gramática portuguesa pela primeira vez. Antes disso, ou andava surda, ou nunca me tinha cruzado com nenhum dos adeptos desta forma de conjugar o até então desconhecido verbo "desquecer-se". Novamente o caricato da minha situação veio inundar-me o cérebro de dúvidas e perguntas. Ali estava eu, perante vinte e muitos alunos de um 4º ano da escola primária, a ensinar a pronúncia correcta da palavra "the" (com a língua a bater espalhafatosamente nos dentes da frente e a ridicularizar o procedimento com a famosa frase "say it, don't spray it") quando cerca de um terço dos meus alunos não conjugava correctamente o verbo esquecer.

9 comentários:

fd disse...

As professoras têm sempre pérolas guardadas sobre os meninos e respectivos pais. Deve haver outras mas já te deves ter desquecido.

Só um pequeno reparo, acho que a forma nominal do verbo é “desquecer” e não “desquecer-se”. :)

Miepeee disse...

Nunca tinha ouvido essa, ja o deslarga-me e aos pontapes.
Beijinhos.

Goldfish disse...

Tens razão, fd, é "desquecer" e não "desquecer-se" (quero dizer, seria, caso existisse!). As aulas de espanhol andam a baralhar-me o sistema, eles é que escrevem assim os verbos, sem o hífen.

E acredito que nunca tenhas ouvido, Miepee, só nas minhas ex-escolas em bairros desfavorecidos ouvi semelhante coisa. Provavelmente tornar-se-á regra daqui a uns anos...

Goldfish disse...

P.S. - E o "Assenta-te já!"? :D

Blondewithaphd disse...

E a do "a gentes telefonamos-se" nunca ouviste? :)

Gata2000 disse...

Eu gosto da nova evolução linguística que os putos fazem do português, então vamos lá ver, é bué, bora, meu (quando não é mô), agente (em vez de nós). Diz lá se não é fixolas esta maneira de falar, e se fôr a ecrever então é ainda mais cool, porque ker se keira ker n há cenas bué fixes a prender com a malta, topas!

Ai kredo, se continuo a pensar tipo os putos, tás a ver, ainda me vou dirigir a alguém nestes termos bué nice.

Alda Couto disse...

Já agora junta o «destroca-me» (esta nota de vinte) :)

Goldfish disse...

Efectivamente, a lista de pontapés na gramática é interminável. O pior de tudo é que, para mim, muitos destes erros advêm de uma primária pobre e de um seguimento não muito melhor...

Unknown disse...

"a gente vamos"
"prontos"
"trusse" em vez de "trouxe"

adoro estas pérolas, adoro elas!