sábado, 27 de junho de 2009

Eu e o holandês

De vez em quando vou à mercearia portuguesa buscar qualquer ingrediente mais português que não trouxe, bem guardado no meio das peúgas e soutiens, da última visita a Portugal. Sim, que mesmo no estrangeiro a comidinha cá em casa é portuguesíssima, que essa de pôr molhanga de maionese em cima de tudo e quase não comer peixe não dá para mim. Hoje lá fomos buscar um pacote de batata-palha para fazer um bacalhau à Brás (ou é à Gomes de Sá? Troco sempre os dois...) para o almoço*. Os donos são portugueses, obviamente, e o filho, de uns 20 e poucos anos, se não nasceu cá já cá vive há bastante tempo, pois fala um holandês fluente além de um português irrepreensível. Mas a falar português tem um tique de holandês... Está sempre a dizer "faz favor", a tradução de alstublief, palavra holandesa que os nativos repetem insistentemente e que tem vários usos, como "se faz favor" ou "de nada", e mais uns quantos que ainda não consegui entender. Ele disse-nos "faz favor" 2 ou 3 vezes em alturas que nenhum português o faria... mas um holandês sim! Estou tão orgulhosa... afinal já percebo qualquer coisinha de holandês, até identifico tiques de quem é bilingue!! :)
* não, ainda não mandei a dieta dar uma curva, esta é apenas a refeição semanal em que a desrespeito... mas vontade não me falta, sinto tanta falta de arroz e esparguete! :(

4 comentários:

Alda Couto disse...

Quando aí vivi ía à loja espanhola que vendia alhos, azeite galo e bacalhau :)

Andorinha disse...

O filho do Tozé é holandês mas vai constantemente a Portugal. Chama-se Ruben e tem quase 30 anos e cara de puto. É uma simpatia!! Se não me engano, já é Pai! E tão lá duas meninas com ar de holandesas de cabelo preto que também falam lindamente português e holandês, tb são filhas do Tozé :)

Tia Maria disse...

Já agora, que mercearia Portuguesa é essa?? Aqui em Wageningen, Portuguesa é só a vontade de comer. lol
Cumprimentos
Rui e Susana, dois tugas de Almada e Cascais a viver em Wageningen, Holanda

Goldfish disse...

Mercearia, charcutaria e café português - Casa Bocage
http://www.adega.nl/adega.html
Haarlemmerstraat 111°
Tel: 020 427 45 55

Não é muito longe de Centraal Station e apesar de não ter tudo, sempre tem algumas coisinhas que não há em mais lado nenhum. Serve para adoçar (e salgar) a boca de um bom tuga! ;)