terça-feira, 15 de dezembro de 2009

Piada de emigrante

É preciso regressar a Portugal para passar frio... dentro da minha própria casa!

Peço desculpas à tecla "faz frio" por não a deixar em paz mas é que não consigo pensar noutra coisa. E pensar no gelo que vai estar no meu quarto de Lisboa na 5ª-feira quando chegar também me causa arrepios, e muitos. Não há comparação possível - aqui faz muito mais frio; o sol deixa de se sentir na pele a partir de Outubro; as ruas estão à sombra mesmo a meio do dia porque o sol em vez de se levantar bem alto no céu passeia pelo horizonte sem forças para mais; a relva à sombra mantém a geada congelada (que belo duo) até mesmo à hora de almoço. Em Portugal, sofre-se dentro de casa. E ainda se ouve pessoas que defendem que o quentinho dentro de casa não é bom porque depois está muito frio lá fora e o choque térmico faz mal e tal e coisa. Bullshit. Se isto fosse verdade toda a Europa para lá da Península Ibérica (e já estou a lançar-me em adivinhações porque não conheço a realidade espanhola) passava a vida doente devido aos choques térmicos. Sim, porque aqui faz muito mais frio e as casas estão muito mais aquecidas. E não tenho sofrido nem ouvido queixas sobre choques térmicos.

12 comentários:

jonah disse...

é bem verdade! nada como o conforto de uma casa quentinha... um dia também vamos ser um país desenvolvido e as nossas casas vão deixar de ser húmidas e estar preparadas com sistemas mega ultra espectaculares de aquecimento central. e nessa altura vai ser bom viver em Portugal não só no Verão mas também no Inverno.

Gi disse...

Se me disserem que aquecer a casa fica caro, entendo, mas essa dos choques térmicos é um perfeito disparate que estou farta de ouvir, ainda bem que há alguém que concorda comigo.

Goldfish disse...

E eu ouvi (li, numa notícia da Público) esta da boca de um médico ainda há um mês ou dois... Só tenho pena que na altura não guardei o link!

Gi disse...

Eu cá em Portugal também ando do quente para o frio e vice-versa e, raramente, adoeço.

De qualquer maneira agora está frio para a realidade portuguesa; hoje o pára-brisas do carro estava cheio de geada; tivemos que deitar água no vidro. Tem sido uma constante de há dois anos para cá (coisa que não acontecia).

Daniel Teixeira disse...

Nao tenhas duvidas....vou no sabado e já tou a imaginar os cobertores gelados....brrrr

Blondewithaphd disse...

Join the club! E ainda dizem que Portugal é um país temperado e, por isso, aquecer casas e isolá-las está quieto!

Goldfish disse...

São as teorias dos sofredores: com frio é que é bom!

Ai, os lençóis, Daniel, nem me lembres...

É temperado é, Blonde! Com azeite e vinagre, com certeza. Não faz tanto frio como aqui, nem durante tanto tempo, mas é preciso aquecimento na mesma!

Alda Couto disse...

Terrível esta mania de que somos um país quente e que as casas não precisam de aquecimento central! O que vale é que essa mentalidade está a acabar e as casas mais recentes já o têm.
A minha tinha e eu confesso que tenho saudades...

Tia Maria disse...

Eu vou dia sim dia não ao ginásio e depois de umas horas a malhar ferro, vou para a sauna, saio da sauna, meto-me dentro de uma piscina de água ultra hiper gelada, depois sauna, piscina, etc, durante uma hora, mesmo á boa moda daqui.

Saio do ginásio quentíssimo para uma temperatura de -3º. Há dois anos que estou na Holanda e ainda não fui á cama nem apanhei os típicos gripaços de Inverno.

E em Portugal, era um mártir. Juntem asma com sinusite e a falta de aquecimento das casas e a humidade de viver junto á Costa da Caparica e estão a ver o cocktail.

Em Portugal, o aquecimento é marketing para vender casas e é só para alguns.

No minha casa em Portugal, toda a gente tem aquecimento menos os gajos das duas assoalhadas.

Somos pobres, não temos dinheiro para mais, não temos direito a aquecimento.

Enfim, é o nosso Portugalinho.

Goldfish disse...

Nunca tinha ouvido falar de prédios em que só os apartamentos com mais de duas assoalhadas têm aquecimento central!! Enfim...

Mas cá também é bem caro - olha a Andorinha!

fd disse...

Isso mesmo. Bullshit. Prefiro não me vestir dentro de casa como se estivesse na rua. O frio não deixa pensar, a não ser nas necessidades primárias como... no frio que se sente. Apesar de não ser uma questão de sobrevivência como no resto da Europa, a ideia de que o tempo por cá é quase sempre bom deve ter sido criada pelo marketing turístico ou pelos patos bravos da construção civil.

Tia Maria disse...

Na realidade, não era aquecimento, eram lareiras.

Mas, de qualquer maneira, as duas assoalhadas são suficientemente grandes para albergar uma lareira.

Mas dos nossos patos bravos, não se pode esperar grande coisa.

Quando fui para a minha casa, fui montar um candeeiro na cozinha e outro no quarto.

Quando vou para "dar á luz", a coisa não funcionava.

Ainda pensei que tivesse feito me...., mas o do meu pai também não funcionava.

Abrimos os interruptores, estava tudo por ligar.

Telefono para o pato bravo a explicar a situação.

Resposta do energúmeno: "Ah, pois, se calhar o sr. só pediu electricidade para as tomadas".

Não era de levar uma murraça nos cornos, se estivesse á mão de semear????

E depois eu é que tenho mau-feitio.

Já agora, a previsão do tempo para estas bandas é de -7 de minima, para Lisboa é de 12.

Mas apesar de frio, isto hoje está lindo. A cidade está toda branca com o nevão de ontem e os lagos estão todos gelados e as árvores estão cheias de pingentes.

É tão bonito de ver que um gajo até se esquece o frio.