quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

E quando A'dam cheira às escadinhas da Regina?

Quem não se lembra dos chocolates da Regina? Embalagem sobrecomprida, vermelha com laivos dourados, chocolate de leite? Mais do que o paladar, a Regina faz disparar o meu olfato. Fui à fábrica por duas vezes, em visita de estudo com a escola primária. Lembro-me do calor que fazia lá dentro e de oferecerem um saco gigantesco de chocolates, bombons variados e autocolantes. Mas, além dessas visitas, passava lá ao pé muitas, muitas vezes, toda a minha infância e adolescência. Andávamos tanto a pé naquela altura que não sei como não gastámos as pedras da calçada. O cheiro do chocolate a ser feito... entranhou-se-me na memória e continua a enviar-me num instante para aquelas escadinhas (não faço ideia porque é que toda a gente usa o diminutivo, de pequenas não têm nada) onde terminava o edifício da fábrica da Regina e onde estavam as gigantescas turbinhas que faziam circular o ar dentro da fábrica e salivar os passantes... O resultado é que já estive nas escadinhas da Regina quando estive Bruxelas, à procura do Mannekin Pis, ou em Bruges ou, por duas ou três vezes, em Amsterdão. Sempre que o ar cheira a chocolate. Nos outros locais, a culpa é das fontes de chocolate derretido que é costume terem nas montras das chocolaterias. Em Amsterdão, não sei. Mas há dias em que o ar cheira a chocolate. E cheira tão bem... cheira a tempos felizes.


Foto roubada daqui, depois de uma pesquisa no Google. Estão a ver o prédio à direita com janelas quadradas pequeninas? Era aí a Regina, hoje é um condomínio privado com preços acima do aconselhado. E estas são as escadinhas da Regina. Não sei o seu verdadeiro nome. Os carros que se vêem a meio da foto estão numa rua que fica a meio das escadinhas - como podem ver pela fileira central de candeeiros, elas continuam até lá acima, à Rua Gil Vicente. Se calhar começou-se a chamar-lhes "escadinhas" como piada.

3 comentários:

fd disse...

Acho que não te importas se te disser que descreveste um reflexo Pavloviano. :)

Essas embalagens compridas, vermelhas com laivos dourados ainda são vendidas.

Gi disse...

Não sei se já reparaste que o ângulo/luzes desta foto faz com que pareça que há uma árvore de natal ao centro? :D

Ilusão óptico-natalícia.

Gata2000 disse...

As saudades que levantaste em mim.
Eu bati perna para cima e para baixo nessas escadinhas para ir e vir da escola, para ir e vir de casa para a casa dos amigos, e nunca, mas nunca me cansei do cheiro enjoativo que se entranhava em mim de cada vez que as subia e descia, podia bem ir à volta, mas só de pensar que não ia ficar a cheirar a chocolate pedria-me de amores pelas escadinhas.
È bom saber que afinal não sou a única a ter memórias olfactivas que me fazem levar aos meus tempos áureos.
Que bons tempos passei nessas escadinhas!