terça-feira, 25 de agosto de 2009

Perde a sociedade

As cunhas são sempre algo vergonhoso. Não vale a pena dizer-se que no nosso país elas são vistas e apregoadas como uma conquista porque, na verdade, e para aqueles que realmente percebem, as cunhas são um vício da sociedade. E eu, que experimentei uma cunha, percebi porque são um vício tão perigoso.

Não usei uma cunha para conseguir um emprego nem para colocar-me à frente de outrém. Necessitei de uma cunha porque o serviço com que contava (e que constava no site oficial da empresa) tinha, afinal, outros moldes, nos quais eu já não cabia. E eu tinha de caber. Mexi-me e através de amigos de amigos consegui a ajuda de alguém que trabalhava na empresa. Ao início, nada era garantido, iam apenas ver se o que eu queria (e que, segundo o site da empresa podia fazer) era exequível. Era, com a ajuda de uma ou outra pessoa ao serviço para fechar os olhos a um pormenor. Não prejudiquei ninguém com a minha cunha - no sentido em que não deixei ninguém pendurado porque me colocaram à frente. Nem sequer prejudiquei a empresa, pois paguei o que era devido. Só fecharam os olhos a um pequeno pormenor. E assim consegui fazer o que, julgava eu, conseguiria fazer dentro da total legalidade - pois isso me garantia o site e o telefonema para a empresa em questão uns dias antes.

Agora, impõe-se fazer queixa. Um site oficial de uma empresa não pode ter informação errada! E não pode ser um atendimento de call center a dizer que o site está errado - até porque, alguns dias antes, tinha dito que estava certo! Podiam ter-me prejudicado desta vez (só não o fizeram graças à dita cunha) mas vão prejudicar-me outras vezes, porque não vou estar permanentemente a importunar a pessoa que me ajudou com este pormenor... Uma queixa para a DECO impõe-se pois eu planeei certas coisas de acordo com o que estava escrito num site oficial que, dizem agora, não tem informação correcta. E é aqui que a cunha estraga tudo. E é por isto que é tão perigosa.

Eu tenho a certeza que tenho razão. Um site oficial não pode estar "errado". As empresas são obrigadas a reger-se pelo que dizem nos seus sites oficiais - pelo menos até os emendarem. Mas como é que eu agora posso ir apresentar uma queixa? Eu consegui o que queria... E, se é ilegal, tive de ter alguma ajuda. De quem? Nem sequer deve ser difícil descobrir, tudo hoje em dia fica registado, não é difícil descobrir-me a mim, nem as pessoas que trabalhavam nessa altura, nem a pessoa que falou com elas para me ajudarem... Ou seja, se eu agora apresentar queixa estou a prejudicar quem me ajudou!
É este o vício. Porque usei a cunha, agora não posso fazer valer os meus direitos à vontade, sem prejudicar ninguém. Agora a empresa em causa pode continuar a fazer a outros o que me fez a mim - diz uma coisa no site e outra através do call center - e outros serão prejudicados. Outros que, quem sabe, não têm amigos de amigos que abranjam esta companhia. Alguns funcionários sabem o que está mal, mas quem de direito não. E a empresa vai continuar, sem nenhum tipo de condenação ou prejuízo, a fazer o que quiser. Quem perde? Perdemos todos. Incluíndo eu.

9 comentários:

Gata2000 disse...

Eu fui convidada para vir trabalhar para a empresa onde estou, porque eles precisavam de desenvolver a área financeira e o presidente conhecia-me e sabia que eu não estava satisfeita na empresa onde estava.
Entrei sem haver concurso, nem avaliação de CV's nem entrevistas.
Na altura achei que não havia problema, que eu era uma mais valia para a empresa, que não a ficar o sentimento de dever alguma coisa a alguém. Mas ficou, e o senhor presidente faz questão de mo recordar a cada momento que está comigo, o meu proprio marido acusou-me de tráfico de influencias, porque usei um conhecimento para me favorecer!
Acredita, a ultima coisa que quero é uma cunha. Nunca mais! E ficar a saber de cada vez que entro na empresa que estou lá "por favor", como se não tivessem usado o meu trabalho e as minhas competências até à exaustão, como se não tivessem construido o departamento financeiro às custas do meu empenho e dos meus conhecimentos e depois de usarem não me tivessem "deitado fora", e arrumado na prateleira da recepção.
Já vai longo o meu comentário. Mas só para dizer que te compreendo, noutra dimensão, mas compreendo.

Goldfish disse...

Eu também não me apercebi logo das consequências... Dizia "Primeiro deixa-me conseguir isto, depois vão ver como é que a porca torce o rabo!". Só quando me acalmei é que percebi. Mas é bom, para aprendermos. Shame on us.

Alda Couto disse...

Deverias ter feito a queixa em primeiro lugar, se tivesses conseguido valer a tua razão não terias precisado de cunha para nada :)
Foi um timing trocado :) mas acontece...

Goldfish disse...

Antígona, não foi bem um timing trocado, foi mais timing inexistente... eu não tinha tempo para fazer a queixa e esperar que as coisas se resolvessem, tinha de voltar para a Holanda com tudo tratado e já só tinha 4dias! Daí a cunha. Merde.

Gata2000 disse...

vivendo e aprendendo. e já agora eu podia ter arranjado uma cunha melhor, uma que me tivesse dado um tacho, mal por mal sempre estava a ganhar bem em vez de contar os tostões. é para aprender! :)

entremares disse...

Suponho que a cunha é só mais um indicador da nossa falta de civismo colectiva...
E cunha é um nome simpático, porque quando a aplicamos, damos-lhe sempre a conotação menos negativa possível, qualquer coisa de semelhante ao estacionar o carro em cima do passeio " É só por um pedacinho ".

Os exemplos, como referes... devem vir sempre de cima. Todos temos responsabilidades e somos responsáveis pelo que fazemos ou que outros fazem em nosso nome ( o tal site oficial ).

Mas o teu recorrer à cunha foi o assumir implicito que os métodos "normais" talvez não resultassem. Porquê. Porque já estamos habituados a que não resultem.

O tal circulo vicioso...

Um abraço.
Rolando

Goldfish disse...

É verdade, Rolando, toda a gente assume que os canais "normais" não funcionam... porque, regra geral, é o que acontece. E ainda tinha o problema do tempo de que dispunha... muito pouco! Mas o que me convenceu que, realmente, só metendo a DECO e o livro de reclamações é que alguma coisa se resolveria foi o facto de ver que a minha cunha, em vez de resolver o assunto às claras - porque o que eu queria é o que o site permite - fê-lo pela calada, como se fosse algo proibido. E através da DECO ou do livro de reclamações ainda estava tudo por resolver... O que me causa imensa pena.

Pipoca disse...

Cara peixe-fora-de-agua
Acho que devias de fazer queixa sem dizeres que usufruiste do serviço mesmo que tenha sido com cunha.Acho que a DECO devia saber que tal empresa tem informação incorrecta num site oficial o que prejudica a vida dos utentes pretrendem utilizar os seus serviços.
Beijinhos grandes amiga
Saudades

Goldfish disse...

É difícil esconder que eu usufruí do serviço, Pipoca... Há registos para tudo, e basta o meu nome para darem com toda a confusão de telefonemas e, depois, com o uso do serviço! Só se a DECO aceitar queixas anónimas, uma queixa no Livro de Reclamações da empresa está fora de questão, não quero prejudicar quem, sem me conhecer, me deu uma mão numa altura de tanto stress... Muitos beijos, linda