sexta-feira, 28 de agosto de 2009

Ó tempo, volta p'ra trás

Não cabe na minha cabeça que alguém diga, nos dias de hoje, "Ai, a minha filha / irmã / prima é tão boa mãe que engoma a roupa toda da casa, até os pijamas e as boxers do filho!", com um sorriso rasgado no rosto. A capacidade mártir de lidar com o ferro de engomar não faz de ninguém boa mãe.
P.S. - Estas diarreias verbais ainda me irritam mais quando olho para o monte de roupa que está pendurada na corda. E que me vai custar a dobrar, que engomar só certas (e poucas) coisas...

10 comentários:

S* disse...

Competencias para a lida da casa nao implicam competencias noutras areas. ;)

Miepeee disse...

Como nao tenho vocacao para fada do lar, acho uma perda de tempo fazer determinadas tarefas tais como passar a ferro roupa interior.

entremares disse...

Engomar e passar a ferro não constam da lista das torturas psicológicas?

Deviam ser dadas como "castigo" a quem não consegue comer uvas com grainhas...

:)

Fica bem...
Rolando

macaca grava-por-cima disse...

Estou tão de acordo contigo!!!
A minha avozinha, tadinha, é que até as cuecas e os soutiens dela passa a ferro, e o que eu brinco com ela por causa disso...

Goldfish disse...

Realmente, a fada do lar já está fora de moda... por isso é que esta conversa me irrita TANTO! Agora, gostei do ferro e tábua de engomar como tortura psicológica - especialmente para quem manda a empregada descaroçar cerejas! :s

E a minha avó, tadita, também é do tempo da cueca engomada... mas a ela perdoo (e às outras avós também), porque ser antiquada aos 80 tem desculpa!

Tia Maria disse...

Eu gosto da cueca engomada, e das meias. Se tiver que ser eu a engomar, engomo. Mas habitualmente, a minha esposa engoma e eu faco outras coisas, tipo cozinhar, lavar a roupa, etc. Nao sou menos homem por isso.
Sera que que as mulheres de hoje estao a ficar como os homens de antigamente, acham-se menos mulheres ou inferiores aos homens por fazer determinadas tarefas????
Os putos de hoje em dia, que nao teem fadas do lar em casa, estao a ser educados as tres pancadas e estao a tornar-se uns verdaDEIROs aristocratas a quem nada falta de bens materiais, mas a quem muitas vezes faltam afectos e pais presentes. Eu fui educado a moda antiga e gostei. Fiz os disparates todos que tinha para fazer, ouvi os meus pais dizerem nao muitas vezes, levei reguadas na escola prim'aria e cresci um adulto saudavel e responsavel. Sempre tive os meus pais presentes e a minha mae era uma fada do lar.
Acho bem que as mulheres tenham mais liberdade e se tenham emancipado, acho bem que os homens facam mais tarefas em casa e se deixem de machismos, mas h'a coisas que quando mudam, retiram o equilibrio as sociedades e temos que saber lidar com as consequencias.
Mas, 'e de notar que a minha mae era uma fada do lar por opcao pr'pria. Os meus pais falaram sobre esse assunto e chegaram 'a conclusao que eu poderia ter uma melhor educacao assim.
Isto de estar a entrar nos entas faz-nos ver o mundo de outro modo.
E, alem disso, por muito que o mundo tenha mudado, h'a coisas que continuam a ter que ser feitas, tais como passar ferro. Nao gostam??? POrreiro, contractam alguem para o fazer, que a economia do pais agradece, mas que continua a ter que ser feito, continua. Ah, pois 'e.
Rui e Susana, dois tugas de Almada e Cascais que vivem em Wageningen, Holanda

Goldfish disse...

Bem, Tia Maria, acho que estás estender o significado do acto de engomar cuecas um pouco para além do real... Parece realmente que engomar roupa faz de alguém boa mãe!

Cada um faz aquilo que lhe apetece com a sua vida e quem gosta de / quer gastar dinheiro a mandar alguém engomar cuecas é livre de o fazer - seja homem ou mulher. Agora, quem não gosta / não quer mandar fazer também é livre de tal. E isso não tem nada a ver com o ser boa mãe! Nem tem, tampouco, a ver com a mudança geracional... Se a minha avó paterna, ainda viva, continua a engomar as suas cuequinhas, a minha outra avó, já falecida mas que se não o fosse contaria com quase 90 anos, nunca o fez.

Claro que há coisas que "retiram o equilíbrio da sociedade" quando mudam muito rapidamente e há que "saber lidar com as consequências", não me parece é que o acto de engomar tenha tantos poderes!

Há muita coisa que não gosto de fazer em casa (nomeadamente, tudo excepto cozinhar) e que vou fazendo porque têm de ser feitas. Mas não vejo porque é que engomar "continua a ter de ser feito". No meu caso nunca teve de ser feito, continua a não ter de ser feito e, suspeito, nunca virá a ter de ser feito! Não me sinto inferior (nem superior) a homem nenhum por isso. Mas não engomar e não gostar da lide doméstica também não me faz sentir menos mulher, garanto!

Escrevinhador disse...

Mudam-se os tempos, mudam-se as vontades. Também neste caso se aplica a velha máxima.

Gata2000 disse...

Amiga gosto tanto de ti. A minha sogra acha que eu sou desmazelada, por não passar a roupa a ferro, nem a interior nem a outra, lencois, toalhas, panos da loiça, essas coisas vão directas para as gavetas. O resto para a engomadoria que tempo não há.
Adoro-te!!!

Goldfish disse...

Ok, Gata, calma, não é preciso tanto... É só um post! Mas podes dizer à sogra que aqui a Golden também não engoma, e nem é a única. Reciclagem com os ferros de engomar!