terça-feira, 20 de abril de 2010

Experiências holandesas

.
.
Comi há tempos em casa de uns holandeses amigos um bolo verde, às camadas, de origem indonésia, que me soube quase a uma queijada de Sintra*. Na altura pensei que haveria de comprar um bolo desses na altura em que cá estivesse a família, para provarem. Foi o que fiz hoje, depois de indagar junto dos holandeses o nome - Spekkoek - e onde são vendidos. Ao adquirir a especialidade fui questionada sobre quando a iria consumir; estranhei, não é costume por aqui andarem a perguntar sobre a vida alheia. Respondi amanhã como poderia ter respondido hoje ao lanche, sei lá quando nos vai apetecer uma fatia! Aconselharam que o mantivesse no frigorífico, nada de estranho, dado que a temperatura a que estão as casas faz com que tudo o que seja deixado ao ar seque em tempo recorde. Quando cheguei a casa e desembrulhei o meu verdinho Spekkoek percebi o porquê da questão: vem congelado, há que dar-lhe tempo. Bem, ficará mesmo para amanhã, ao pequeno-almoço. Isto só comigo.
.
* o que só demonstra há quanto tempo não consumo uma dessas nossas deliciosas iguarias - o suficiente para achar que um bolo verde se lhes compara!

6 comentários:

Fuschia disse...

Bom aspecto! Da Holanda conheço apenas umas bolachas enormes (cujo nome não lembro) mas fiquei doida por elas (uma amiga trouxe de Amsterdão). Já me disseram que se vendem cá, mas só encontrei no Starbucks, pequeníssimas e caríssimas..

Underground disse...

Não sei se tu e as leitoras já ouviram falar da última moda de bolos aqui em Portugal. Bolo de agrião... fica verde, menos do que esse que está na foto. E de facto, a primeira impressão é de repulsa, mas depois até que nem é mau de todo. Se encontrar a receita, partilho!!!

Goldfish disse...

Fuschia, há dois tipos de bolachas grandes neste terra, as Stoopwaffels (das quais penso que estás a falar, com recheio de caramelo) e umas outras, tipo bolo, cujo nome agora não me ocorre. Para o meu gosto, este é bem melhor, congelado ou não.

Underground, já não estranho nada. Há algum tempo dei com um bolo vermelho que, segundo a receita, o é porque leva tomate.

Dünya disse...

Acho q as outras bolachas são as Eikokjes (bolhachas de ovo) parecem um bolito espalmado e esponjoso :P

Eu já vi os bolos verdes umas tts vezes mas nunca me atrevi...o unico bolo verde que comi foi uma vez em Amsterdao, mas isso é outra história ;) (e nunca o daria á familia pra provar :P)

Fuschia disse...

Stoopwafels, isso mesmo!

Goldfish disse...

E é isso mesmo, Dunya, eikokjes. Essas nunca provei.