quinta-feira, 18 de março de 2010

A tecnologia ao serviço do bem

Ainda não consegui aderir ao Facebook. Eu sou um bocado lenta no que diz respeito às novas tecnologias e o Facebook (e outros que tal) faz-me confusão. Eu sei, podemos pôr diferentes graus de confidencialidade na nossa página... Podemos só permitir acesso aos nossos amigos (e não aos amigos dos amigos dos amigos, etc., etc.). Podemos pôr fotos de longe, de costas*, desfocadas, e tudo o que nos apetecer. Mas a ideia de as minhas fotos andarem para aí a navegar nesse mundo suspenso que é a internet é coisa que me faz confusão ao neurónio (só ao Tico, porque o Teco, muito mais progressista mas menos inteligente nos argumentos, quer à força que eu me meta na livro das caras). Agora, graças à Rita Maria, cheguei a esta maravilha da polícia dos nossos dias e juntei mais um argumento ao repertório do Tico. O sr. Pasquale Manfredi, assassino a soldo da Máfia italiana (costumava apresentar-se como Scarface), foi apanhado pela polícia... devido ao hábito de se ligar à sua página do Facebook, onde assume o nome Georgie e tem uma foto de Al Pacino no conhecido filme. A polícia está satisfeitíssima, Georgie nem por isso, e agora todas as 200 pessoas que figuram como amigos de Georgie no Facebook estão a ser investigadas. Eu, no Facebook? Ná, antes que a polícia dê com alguma das minhas (muitas) actividades ilícitas.
.
* espantem-se, soube que já há quem reconheça gente na rua, de costas, por ter visto várias fotos dessa pessoa - de costas, claro! - na net...

7 comentários:

Gi disse...

Já estava no FB desde 2007 (ainda era pouco conhecido em Portugal), mas só no Verão de 2009 comecei a utilizá-lo.
Estou cada vez mais fã e menos fã de blogues.

Goldfish disse...

Acredito, Gi! Cada um... :)

Ana disse...

Oh, há mais como eu!!! Também não tenho... =D

Gi disse...

Até há muito pouco tempo achava o Fb uma inutilidade, mas já acho mais graça, porque podemos tornar-nos fãs de organizações (teatros, lojas, jornais, restaurantes, etc) e recebermos informações que elas nos mandam. Uma espécie de central de todas as newsletters que nos interessam.

Quanto às amizades, sou selectiva. Não me interessa nada que duzentas pessoas que não conheço andem a cuscar na minha vida.

Andorinha disse...

Goldie, o FB serviu-me pra recuperar (e manter) o contacto com muitos amigos de adolescência, de erasmus, de vida. Só lá tenho pessoas que conheço e não sei bem como vai aí numas 350. E acredita que conheço cada uma dessas pessoas e não adicionei só porque sim. Mas eu sou mesmo Maria dos Plásticos... adiante!
Dizia eu que o FB contribui pra que me sinta mais perto, pra garantir que nunca me esqueço das tantas pessoas de quem gosto e que conheço. Não passo lá muito tempo, não tenho grande paciência, mas fico sempre muito feliz quando recupero o contacto com um amigo de "antaño". E só por isso, vale a pena!

Gata2000 disse...

Eu adoro o facebook! Por isso tenho uma página aberta, onde muita gente me manda mensagens que eu não leio, me querem tornar agricultora, ou mafiosa em guerra.
A mim a policia não me apanhava pelo facebook, os pobres comigo podiam tentar que~o maximo que lhes poderia acontecer era verem 1 fotografia minha, que não tenho medo de esconder a cara.
Por outro lado já viste a nossa sorte (do mundo claro) sem essa coisa, o mafioso -certamente vencedor das Mafia Wars-ainda estaria à solta!

Goldfish disse...

Gi, nem para essas notícias teria paciência - as poucas do género que me chegam ao e-mail ou ficam para sempre por ler ou vão direitinhas para o lixo!

Andorinha, mencionaste a única coisa que me puxa na direcção do FB: ver como estão e o que se passa com pessoas de "antaño"!

Gata, fico feliz por não teres medo de esconder a cara... :D