quinta-feira, 9 de julho de 2009

Série Se...

... pudesse viajar no tempo, onde ia?

Pois que ia a Lisboa. Uns dias (talvez semanas, não fosse o diabo tecê-las) antes do grande terramoto de 1755. Acho a história fascinante. E aterradora. Confesso que o desejo me vem de há muitos anos, altura em que, adolescente, devorei os livros da colecção Viagens no Tempo. Os meus favoritos? Brasil! Brasil!, o Ano da Peste Negra e O Dia do Terramoto, obviamente. Descobri com estes livros que afinal gosto de História, essa disciplina que tanto me custou estudar nos anos de estudante. História é algo tão complexo como interessante. É igualmente interessante tentar perceber como é que tantos manuais, fazedores de programas escolares e professores conseguem transformá-la num monte de factos disconexos e sem a menor ponta de interesse.
Voltando ao Terramoto. Ou à cidade antes dele. Como seria Lisboa? Já vi desenhos e pinturas, mas nada disso tem a profundidade da realidade. Como seria o Teatro da Ópera, um dos muitos edifícios que não sobreviveram à ira da terra? Como seria a Baixa antes da esquadria geométrica de hoje? Como eu gostaria de ver igrejas, capelas, conventos, palácios e tudo o mais que desapareceu, muita coisa literalmente engolida pela terra! Já li (algures) que este terramoto foi a primeira catástrofe a ser notícia por todo o mundo. Foi a primeira vez que se organizou ajuda humanitária - chegaram a Lisboa mantimentos vindos do estrangeiro! Lisboa não era, na altura, a capital de um pequeno e pouco importante país. Era uma grande cidade, conhecida por todos, cheia de riquezas, que, depois de abanada durante intermináveis minutos foi engolida por uma onda gigantesca que acabou de destruir o pouco que ainda estava de pé. Adorava conhecer essa outra Lisboa.

7 comentários:

Ana Maria disse...

Curiosamente também é um sonho meu. Seriam as minhas férias perfeitas, dar um pulinho ao séc. XVIII.

jonah disse...

Eu AMAVA esses livros!

macaca grava-por-cima disse...

eu gostava desses e dos triângulo jota que eram assim umas aventuras mais para o sobre-natural...

correu bem o exame de espanhuel???

Goldfish disse...

Pois eu adorava os livros, este em particular e gostava muito mais de ver Lisboa no séc. XVIII do que a Lua, por ex.!

Quato ao portunhol(sim, o meu ainda não passa disso) correu bem, até porque o nível ainda é básico... ;)

entremares disse...

Limpezas, os sogros em amsterdão, dúvidas existenciais... acabei lendo um bom par de posts... antes de me decidir a comentar este.
E aí pensei:
Ai, ai... mais uma "desgraçada" com problemas existenciais...
Depois voltei ao post. Lisboa ? O terramoto ? Para que quer ela ver o século XVIII ? Ainda se fosse embarcar com o rei para o brasil, ou viajar até às indias... agora ir ver a Lisboa de 1755, com as ruas sujas, sem metro, sem avenida da liberdade, sem parque Eduardo VII... sem Oceanário... ( pronto, já chega.)

Tudo isto para dizer que simpatizei com o blog. Aprecio a História e ainda mais as histórias que a História teima em esconder.

E já agora, nessa viagem do tempo... como seria assistir ( ao vivo e acores ) ao construir de uma grande pirâmide ?

Ou ver nascer a torre Eiffel?

E já agora... ISSO SIM... estar presente no ano zero da nossa era... na hora zero, no minuto zero ?

Que me dizes?

( Desculpa o comentário tão longo... )

Goldfish disse...

Bem, entremares, o fascínio Lisboa antes do terramoto é só um: eu adoro a minha cidade, acho-a linda. E adoro tudo quanto seja (agora) calhau velho empilhado em forma de qualquer coisa. E aquilo que cá havia não há maneira de ver... a não ser viajando no tempo!

Agora as coisas que me propõe... ao Brasil, posso ir quando quiser(e vou, não há-de faltar muito tempo!), à Índia a mesma coisa (apesar de não constar dos meus planos mais urgentes), o parque Eduardo VII conheço-o como a palma da mão desde que me conheço como gente, as pirâmides ainda lá estão e a Torre Eiffel está igual ao que sempre foi (e já lá estive, inclusivé)!

Quanto ao mau cheiro e sujidade de Lisboa no séc. XVIII... são factos. Mas a Av. Liberdade (lindíssima) é a mais poluída de Portugal e a viagem de D. João VI para o Brasil também incluiu muito mau cheiro e falta de higiene... consta que as perucas das mulheres tiveram todas que ser deitadas ao mar tal era a infestação de piolhos!!

E momento zero... compreendo o fascínio mas a minha coisa são mesmo os calhaus velhos! ;)

(E quanto ao tamanho do comentário escusa de pedir desculpas porque falta de controlo nos dedos é um defeito generalizado por aqui!)

Gi disse...

Vai a http://www.metropoint.com/cgi-bin/WebObjects/Metro.woa
Escolhe a edição de hoje de Portugal e vê a imagem grande da capa e lê a pág. 4.
Quando vieres a Lisboa ... já sabes. :)