quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Soube hoje

.
Mais uma a ir embora. Melhor, mais duas. Agora é todas as semanas isto - ou vai um conhecido, ou um amigo, ou um amigo de um amigo, ou um vizinho, um colega de trabalho, alguém que ouço a conversar no autocarro, alguém. Mas agora, que vão além do meu primo que já lá está, a mulher e a filha, a minha priminha, dou por mim a pensar que estamos a perder não apenas a mais bem qualificada geração de sempre, mas a seguinte também. E a sensação que tenho é que Portugal se está a esvaziar de gente, de objetivos, de propósito e de futuro. Li não sei onde sobre este êxodo "o último a sair que apague a luz", e a frase ficou-me na memória. Cada vez há mais luzes apagadas, luzes que, quase de certeza, não tornarão a acender-se a não ser por curtos períodos, para matar saudades. E não há sol, nem o de Lisboa, que alumie tanta escuridão.
.

4 comentários:

R. del Piño disse...

Realmente não entendo a política dos nossos políticos. Estamos a expulsar as nossas melhores gerações. Daqui a uns anos não haverá Portugalinho para além da praia no belo mês de Agosto (quando vierem todos de férias ao mesmo tempo).

macaca grava-por-cima disse...

:-(

Rachelet disse...

Ainda não vi um "Portugueses pelo Mundo" em que dissessem que queriam voltar para Portugal de vez. De férias, sim senhor, matar saudades da comida e das pessoas, mas viver, vade retro.

Goldfish disse...

Em Agosto vamos ao fundo com os milhares de emigras de visita à praia!

:( mesmo!

Eu já ouvi falar de pessoas que voltaram e - até - que tiveram sorte com os empregos. Mas parece-me cada vez mais difícil, pelo menos por uns bons anos (décadas?).