quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Serviços Públicos com marcação

.
Há que dizer bem quando é preciso e se há coisa que implique a toma do xanax pela véspera, à noite, é a ida a locais interessantes como uma repartição das finanças, um serviço da segurança social e afins. Tarefas burocráticas ligadas à adorada máquina estadual significam, regra geral, perder muito tempo, receber alguma informação e torrar muito a paciência. Mas descobri o agendamento aquando da substituição do BI pelo CC - que correu bem, nem 10 minutos atrasou - e agora voltei a usá-lo para uma visita à segurança social do areeiro: impecável. Atendimento mais uma vez quase pontual e ausência da habitual horda de bárbaros.
.
(este post parece um daqueles de publicidade disfarçada de informação desinteressada...)
.

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Homem sofre

.
Quando alguma coisa corre mal numa gravidez (vade retro) e é o pai a ir-se abaixo, dizem: "Ai, é porque não é mãe, não tem a força nem a fé de quem tem um filho a crescer dentro de si." Já se o pai se mantém estóico e é a mãe a perder-se de desgosto perante a adversidade, dizem: "Ah, é porque não é mãe, não o sente a crescer dentro de si, não tem a mesma sensibilidade." Não há cu que aguente tanta psicologia da treta.
.

quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

Soube hoje

.
Mais uma a ir embora. Melhor, mais duas. Agora é todas as semanas isto - ou vai um conhecido, ou um amigo, ou um amigo de um amigo, ou um vizinho, um colega de trabalho, alguém que ouço a conversar no autocarro, alguém. Mas agora, que vão além do meu primo que já lá está, a mulher e a filha, a minha priminha, dou por mim a pensar que estamos a perder não apenas a mais bem qualificada geração de sempre, mas a seguinte também. E a sensação que tenho é que Portugal se está a esvaziar de gente, de objetivos, de propósito e de futuro. Li não sei onde sobre este êxodo "o último a sair que apague a luz", e a frase ficou-me na memória. Cada vez há mais luzes apagadas, luzes que, quase de certeza, não tornarão a acender-se a não ser por curtos períodos, para matar saudades. E não há sol, nem o de Lisboa, que alumie tanta escuridão.
.

Na minha mando eu

.
Hoje descobri uma defensora do parto natural. Eu tentei levar a coisa a brincar, com um "parto normal, sim, natural é que não, obrigada!" mas a senhora não se calou. Eu não quero que ela leve com a epidural da próxima vez que vá parir, ainda bem que gostou da experiência, mas porque é que há de quer que eu expulse o girino sem ajuda?!? Se pudesse, levava a epidural até para fazer a depilação, sofrer não é comigo.
.

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Iogurte tamanho XXL

.
.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

Guess

.
.
Não, não andei a esfregar-me em paredes acabadas de pintar. Uma pista: LIDL.
.

Maravilhas da pré-maternidade II

.
A roupa de grávida.*
.
* Sim, é mesmo só isto. Se já estiveram grávidas sabem do que falo, se não... preparem-se. É que só visto.
.

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Nada a ver com o Dia dos Namorados nem com o Carnaval

.
O egoísmo mascara-se muitas vezes de amor.
.

domingo, 10 de fevereiro de 2013

"A palavra de ordem é: simplifique."

.
"Leu algures que tem de lavar a roupa do bebé à mão, passá-la... Acorde para a realidade! Desde que o bebé nasceu que é agredido pelo nosso meio. (...) Gradualmente o organismo do bebé arma-se para responder a essas agressões. As roupas são uma agressão; os detergentes são outra, quer os manuais quer os de máquina. Separada da sua roupa? Porquê? Quando o tem ao colo não o encosta a si? (...) Com certeza não lava a roupa de vestir com os panos do pó e com a almofada onde dorme o cão e por vezes ele vomita, certo? O critério é o mesmo. (...) Se não tem cueiros cheios de rendinhas e de tecido que tem de ser passado, quando apanha a roupa do seu bebé dobre-a logo fazendo pressão com a sua mão... e poupe o tempo e a electricidade que gastaria a passar a ferro." (in O Grande Livro da Grávida, Marcela Forjaz, ed. A esfera dos livros.)
.
Obrigada, Sandra, pelo empréstimo do livro e muito, muito obrigada, Doutora Forjaz, por me livrar de mais um peso: já chega o da pança.
.

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

Ai

.
Já tinha dito o quanto adoro directores de escola que nunca foram professores? Festa de Carnaval o dia inteiro, com concurso de máscaras à mistura, e no final, lá entre as 16h30 e as 17h30, uma aulinha de Inglês. Não tivessem eles 6 ou 7 aninhos e mandavam-me dar uma curva - tendo eu bem mais, mando-os eu dar uma curva: vá de jogos e músicas e não digam que vão daqui.
.
P.S. - E a explicação até às 20h? Há putos que trabalham mais horas semanais que os pais!
.

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Maravilhas da pré-maternidade

.
Rendo-me - o fato de banho já não estica mais. Tenho de ir comprar qualquer coisa com espaço para a pança ou na 5ª quando der por mim estou a nadar 200 metros fio dental.
.

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

O diabo está nos detalhes

.
A minha mãe foi renovar o passe do meu avô à Carris, onde foi informada que terá de levar uma foto dele diferente da que constava no passe caducado - mesmo que a pessoa em causa tenha 92 anos e, portanto, as diferenças mais visíveis de há 10 anos para cá sejam a ausência de mais 3 ou 4 fios de cabelo e uma ruga ou outra mais profunda. Ao olhar as fotos do meu avô perdidas lá por casa constato que, além das iguais à do passe antigo, temos uma outra ainda mais velha, digamos de aí há uns 15 anos. Ora, penso cá para os meus botões, eles querem diferente e não necessariamente mais actual - e lá disse à minha mãe para ir tentar renovar o passe com aquela. E não é que aceitaram a foto, sem questões nem problemas?! Dou-me por satisfeita, afinal quando for altura de renovar o passe novamente - que o sr. não está a pensar finar-se tão cedo - levamos a que eles agora recusaram e, maravilha das maravilhas, ao menos não vai parecer que fez um lifting à cara de um passe para o outro.
.