quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Estratificação social pelo nome (ou: será que é desta que isto mexe outra vez?)

.
Lia há tempos no Nomes e mais nomes (vide lista de blogues, preguiça de pôr links com o aparelho pequeno) que hoje em dia os nomes estão mais democráticos, que tanto encontramos um Bernardo na Cova da Moura como uma  Noa na Lapa. Pois que eu concordava, até este ano ter a oportunidade de trabalhar numa escola de uma zona brutalmente chiquérrima. Até as educadoras são tias! E gostava (não posso, não posso, os nomes são tão pouco usuais que não dá para publicar) de vos mostrar as listas das turmas que tenho. Há lá coisas que não existiriam sem o "Mello de Andrade Burnham" à frente. Mas uma coisa dá para partilhar e, apesar de comum, nunca com esta frequência: a quantidade de meninos com segundo nome "Maria". Ele é João Maria, José Maria, Duarte Maria, Francisco Maria, Manuel Maria, Sebastião Maria, sei lá! Ainda não os contei (são dezenas...) mas devem ser perto de um terço dos meninos. 
.

2 comentários:

Rita Maria disse...

Eu acho que a estratificação existe sempre, o que acontece é que os nomes preferidos pelas classes altas se tornam moda pouco depois, levando depois as classes altas a abandoná-los - neste caso estão a abandonar Leonor, Matilde, Rodrigo, Salvador, etc e a adoptar nomes mais tradicionais (Maria do Carmo, António), que depois também eles se tornarão moda.

Infelizmente, só me apercebi bem do que está a acontecer agora - evitei para a minha filha todas as modas de que tinha consciência, os nomes betinhos tradicionais e os dos pais jovens urbanos que acho que também vão ser moda generalizada brevemente (Júlia, que adoro, Amélia, Amália, Emília, etc) mas fiquei com um nome que as tias estão a recuperar!

Goldfish disse...

Talvez a massificação seja hoje em dia mais rápida dada a facilidade de acesso a este tipo de informação. E, ao espalhar-se rapidamente pelas outras classes, é substituído. Dos cerca de 50 "peixinhos" que nasceram em 2013, conheço 3... Dos nomes que mencionas só nunca conheci uma Júlia.