quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Já não me chegava o Acordo

.
Estou farta de ler no jornal a construção "faz que", como "olhar para o sol faz que eu espirre" (o que até é verdade). Mas... o que raio aconteceu ao "com"? Sempre me lembro de ouvir, dizer e escrever "faz com que" mas ultimamente é "faz que" por todo o lado. Andei a pesquisar na net e encontrei apenas sites brasileiros que, ainda por cima, dizem coisas diferentes. Este diz que o "com" está errado, este diz que está certo (apesar de também não criticar a ausência) e cita Machado de Assis, Eça e Camilo Castelo Branco como adeptos do "faz com que". Sites portugueses ou não há, ou estão muito escondidos. Eu vou continuar a olhar para o sol para fazer com que espirre, assim com "com", e vou guardar a fórmula "faz que" na gaveta das modas que espero passageiras ao lado de fenómenos como o "empenhamento".
.
P.S. - alguém me corrija se o "com" estiver efectivamente errado, mas depois de, e apenas este Verão, ter já visto duas vezes no DN o bonito pontapé na gramática que é "corrimões", não é o que escrevem no jornal que corrige o meu português.
.

3 comentários:

Rachelet disse...

Er... não quero frustrar-te, mas «corrimões» está correcto (vide priberam).
Quanto ao «fazer que», está incorrectíssimo, falta a preposição conjuntiva «com», como dizes. Mas é isso, longe vai o tempo em que podia confiar-se nos media para bitola de correcção gramatical e ortográfica.

Goldfish disse...

Com esta é que me apanhaste! Olha que eu juro que aprendi que corrimões era um grandessíssimo pontapé na gramática mas efectivamente está correcto. Só fiquei satisfeita por algures dizerem que foi um erro que se vulgarizou de tal forma que passou a ser aceite. Obrigada, esta nunca iria descobrir se não me chamassem a atenção!

Rachelet disse...

É como eu com a palavra "corrupio", que continua a fazer-me espécie que não se escreva "corropio".