segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Peixinho ♥

.

.

sexta-feira, 20 de setembro de 2013

Vivam as autárquicas!

.
Hoje de manhã chegaram os senhores das obras à minha rua, uns 5 ou 6, mais os materiais e uma rede para delimitarem o terreno baldio e iniciarem a sua transformação (disse-me um vizinho que tal está prometido há 4 anos... estranhamente, começaram hoje). Cusca, lá vou eu falar com os homens, mais o ferrari do peixinho e a Luna pela trela (lá ficou sem retrete*, pobre bicha). Fiquei a saber que o tempo de obra previsto é 1 ano - mas pode ser mais ou menos, depende (do quê não me souberam dizer) - e, seguramente, vão ali construir um jardim ou um parque de estacionamento. Isso, os senhores que vêm fazer as obras ainda não sabem o que vão fazer. Já percebi porque é que a empreitada tanto pode durar umas semanas como meses.
.
* pode ser baldio e retrete de muitos mas as prendas da Luna são recolhidas do meio das ervas tal como em todos os outros locais, não me venham chatear.
.

BFF? Não, MFF*!

.
O meu peixinho é um MFF de primeira. No outro dia MFFou 3 vezes, com os resultados esperados: despe a roupa MFFada, dá banho, lava a superfície MFFada, seca o puto, aplica o creme... E MFF outra vez. Maldita pila.
.
* Para quem não chegou lá: M(ija)F(ora da)F(ralda).
.

quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Já não me chegava o Acordo

.
Estou farta de ler no jornal a construção "faz que", como "olhar para o sol faz que eu espirre" (o que até é verdade). Mas... o que raio aconteceu ao "com"? Sempre me lembro de ouvir, dizer e escrever "faz com que" mas ultimamente é "faz que" por todo o lado. Andei a pesquisar na net e encontrei apenas sites brasileiros que, ainda por cima, dizem coisas diferentes. Este diz que o "com" está errado, este diz que está certo (apesar de também não criticar a ausência) e cita Machado de Assis, Eça e Camilo Castelo Branco como adeptos do "faz com que". Sites portugueses ou não há, ou estão muito escondidos. Eu vou continuar a olhar para o sol para fazer com que espirre, assim com "com", e vou guardar a fórmula "faz que" na gaveta das modas que espero passageiras ao lado de fenómenos como o "empenhamento".
.
P.S. - alguém me corrija se o "com" estiver efectivamente errado, mas depois de, e apenas este Verão, ter já visto duas vezes no DN o bonito pontapé na gramática que é "corrimões", não é o que escrevem no jornal que corrige o meu português.
.

quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Ingleses, holandeses, franceses, alemães, espanhóis, priminhas de 3 anos*

.
Podem mudar a pronúncia, mas todos conseguem ler o nome do meu filho.
.

terça-feira, 17 de setembro de 2013

Ocupada

.
A fazer o álbum de fotos de três meses e meio de peixinho. Nunca me custou tanto rejeitar fotografias.
.