.
Estou farta de ler no jornal a construção "faz que", como "olhar para o sol faz que eu espirre" (o que até é verdade). Mas... o que raio aconteceu ao "com"? Sempre me lembro de ouvir, dizer e escrever "faz
com que" mas ultimamente é "faz que" por todo o lado. Andei a pesquisar na net e encontrei apenas sites brasileiros que, ainda por cima, dizem coisas diferentes.
Este diz que o "com" está errado,
este diz que está certo (apesar de também não criticar a ausência) e cita Machado de Assis, Eça e Camilo Castelo Branco como adeptos do "faz com que". Sites portugueses ou não há, ou estão muito escondidos. Eu vou continuar a olhar para o sol para fazer com que espirre, assim com "com", e vou guardar a fórmula "faz que" na gaveta das modas que espero passageiras ao lado de fenómenos como o "empenhamento".
.
P.S. - alguém me corrija se o "com" estiver efectivamente errado, mas depois de, e apenas este Verão, ter já visto duas vezes no DN o bonito pontapé na gramática que é "corrimões", não é o que escrevem no jornal que corrige o meu português.
.