segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

É por isto que o Estado tem de ser laico

.

O Público está no Egipto e entrevistou Amr al-Hassa, porta-voz do candidato oficial dos salafistas, um dos partidos islamistas a concorrer às eleições. Ler a entrevista é entrar numa montanha russa da lógica, e nem é preciso a jornalista puxar muito pelo senhor. Deixo-vos com dois excertos de respostas que, como dizê-lo?, se complementam. Se quiserem, a entrevista completa está aqui.

.

" Isto que estamos a fazer agora, os dois a falar dentro do meu carro, não é aceitável. Faço-o por estarmos numa altura de transição, mas no próximo passo não será possível. No islão isto é proibido, mas podemos fazer algo proibido se tiver mais benefícios do que prejuízos e dependendo do contexto."
.
" O que vai fazer com que um dia os salafistas sejam mais fortes do que todos os outros movimentos islamistas é que nós dizemos sempre a verdade. Por exemplo, a música: eles dizem que segundo o islão não é proibido ouvir música. Não é verdade. E se eu fizer alguma coisa errada, assumo, não me desculpo com o islão. O islão está sempre correcto, eu é que posso fazer coisas erradas."

.

Sem comentários: