quarta-feira, 11 de maio de 2011

Comer mal já comi na Holanda

.


A praça (aquela onde vendem peixe e legumes, e não a da Figueira ou do Rossio, o que querem, sou uma menina da costa e peixe nenhum me sabe tão bem como o acabado de pescar; pobres dos que não sabem o que perdem) está às moscas, mesmo às 9h de uma manhã de Sábado ou de Domingo. A Cooperativa de Grândola está quase vazia, filas e filas de prateleiras que recordo repletas a ostentarem apenas uma marca de iogurtes e uma marca de champôs. Ainda em Grândola, acordo para comer pão de centeio do Continente e penso "mas porque raio estou eu a comer esta mixórdia em vez de pegar na Luna e ir comprar à padaria da esquina um alentejano gigante, daqueles com uma bossa em cima, acabadinho de cozer?" A mercearia deixou de ter ananás, que a clientela não compra. A clientela que resta, quero dizer. Parte compra agora a fruta no hipermercado mais próximo, pagando sensivelmente menos mas comendo fruta com sabor a água. A água, essa, está a 0,10€ meio litro no LIDL. Mais vale. O bacalhau só se usa o de lascas, para o bacalhau com natas ou à Gomes de Sá, sem se saber exactamente de onde varreram aquela coisa que nos vendem ao preço da uva mijona. Para cozer ou assar, há o congelado. Desfaz-se em papa ao assar? Está tão demolhado que se tem de acrescentar sal à água da cozedura? Não faz mal, desde que não se tenha o trabalho de demolhar umas postas. Não sei exactamente onde ou como, mas perdeu-se algo desde o tempo em que freiras inventavam o céu apartir de gemas de ovos ou em que mulheres do povo usavam tudo o que o porco tinha em pratos de comer e chorar por mais.

.

Ocorreu-me isto tudo depois de ler a I. a dizer isto; lá no fim, estão a ver, sobre carcaças e crianças? Ou seja, a culpa é dela.


.

3 comentários:

Gata2000 disse...

Eu gosto de comer, e gosto de cozinhar, gosto também que a comida tenha sabor e consistência, mas sinceramente quando chego ao final de um dia de trabalho gosto de saber que posso passar no supermercado para comprar o que quer que seja em formato rápido, e não estou a falar de refeições já feitas que essas não me satisfazem, mas que sou fã do prático, isso sou.

Goldfish disse...

Eu tenho uma vantagem: ninguém em casa janta nada além de sopa, queijo e fiambre ou presunto. E não sei como faria se não o fosse ou se não tivesse o tempo disponível que tenho. Mas enquanto posso prefiro passar pela mercearia ao final da tarde a comer fruta de supermercado, isso é certo.

Blondewithaphd disse...

Bem... eu Blonde Josefina me confesso adepta de lascas de bacalhau... Haverá perdão?;)