terça-feira, 7 de setembro de 2010

Srs. Drs. de Portugal e Brasil

.
Quando escrevem emails, pedem cartões de crédito, reservam seja o que for - carros, hotéis, compras no continente online - não dêem como "nome" Dra. Maria do Céu Barros; e não assinem Francisco Jorge de Andrade Sanches Costa e Gomes, médico da Faculdade de Medicina de Coimbra; e, last but not least, não usem esses títulos numa tentativa de impressionar ou intimidar as pessoas com quem estão a lidar. Não funciona e nunca se sabe que doutores ou engenheiros estarão do outro lado...
.

5 comentários:

Rita Maria disse...

Olha, acho que perdi um comentário...apareceu?

Miss. Chocolate com Pimenta disse...

LOL
Em Portugal é assim. Aqui trato os cirurgiões pelo primeiro nome.

Lembro-me que quando abri uma conta num banco, já depois de formada, me perguntaram as qualificações, ao que respondi: licenciada. A partir daí foi Dra para lá e Dra para cá, cartas, cartões e cheques. O que vale é que não uso, até tenho vergonha. Não me dou ao trabalho de alterar pois o tempo que passo em Portugal é quase nulo.

Jo disse...

Ola :) cheguei aqui pelo blogue da Mie e ja percebi que somos vizinhas também :)
Pois é. essa mania de grandeza, esquecendo-se que nao sao mais que ninguém, também a mim me irrita. Pff

Goldfish disse...

Miss, eu dei-me ao trabalho de dizer no meu banco que não queria o Dr. no cartão. Ora eu sou apenas licenciada e, além disso, para que raio tinha aquilo no cartão?!? Fui ao balcão disse-lhes que não queria, disseram-me que para não aparecer não podia constar no sistema como licenciada (disse-lhe que, se quisessem, podiam pôr que era analfabeta!) mas lá me me tiraram o "Dra".

Bem-vinda, vizinha Jo! Eu também lhes responderia Pfff certas vezes, acredita.

Miss Kin disse...

É tão poucochinho isso...