quarta-feira, 14 de julho de 2010

Memorial

.

Este é o Memorial aos Judeus Assassinados da Europa, localizado no centro de Berlim, entre a Brandenburguer Tor e o Reichstag. É um local impressionante, foi imaginado como um Campo de Estelas, e para mim a imagem óbvia é a de várias campas de betão, de diversas alturas, espalhadas por toda uma praça - à vontade do tamanho da Praça do Comércio. Acho redutor que seja dedicado apenas aos judeus, não porque eles não tenham sofrido mas porque não foram os únicos. E acho que isso também não deve ser esquecido.


Aqui só tirei fotos ao lugar. Aos corredores. Às diferentes alturas das "campas" de tantas e tantas pessoas (não há ninguém ali enterrado, na verdade). Não consegui rir, trepar para cima dos paralelepípedo, fazer poses. E, com toda a franqueza, incomodou-me que outros o fizessem. Somos todos turistas e as férias são para nos divertirmos. Mas para isso há bares, parques e esplanadas. Não serve um monumento a milhares de mortos. É como rir à gargalhada ou deixar o telemóvel ligado numa igreja. Não é que eu seja judia, não é que eu conheça alguém que tenha morrido nas mãos dos Nazis, não é que seja católica. É ter respeito por onde se está. Mais um monumento impressionante em Berlim.

7 comentários:

Gi disse...

Apoiado.

fd disse...

Deve ser um lugar que impressionante. A 2ª foto, além da interpretação que fizeste (campas e a dimensão destas) também me parece invocar o enclausuramento, a impotência , a incapacidade de fugir dos corredores, feitos com paredes inamovíveis e brutais, que te esmagam.

Goldfish disse...

É sufocante, sim. Só vês o céu e podes até crer que estás num labirinto de onde dificilmente conseguirás sair. Por tudo isto não gostei nada das figuras que algumas pessoas por ali estavam a fazer. Enfim, há pessoas tão centradas em si próprias que nem algo como isto faz com que o mundo deixe de ser umbigo-cêntrico.

Rita Maria disse...

Fico contente que mais alguém se incomode. Uma vez parei mesmo uns miudos já para aí do sexto ano que andavam a brincar às escondidas e tenho dois amigos que têm uma fotografia de um beijo em cima de uma dessas pedras como fotografia de perfil e faz-me imensa confusao como sao capazes de tal falta de sensibilidade.

PS: Também há, embora bastante mais pequenos, monumentos de homenagem aos homosexuais (do outro lado da rua, se calhar até estava no pdf que te mandei) e aos ciganos (mais perto do parlamento).

Goldfish disse...

Eu aos miúdos ainda lhes dou um desconto - já aos paizinhos... Mas os adultos incomoda-me. Os restantes memoriais não os vi. E acreditas que acabei por só ver as tuas sugestões depois de voltar? É que o dia n job foi de loucos, não nos dão grande à vontade para coisas pessoais (call center é assim) e segui logo para o comboio... Sniff, o que eu perdi. Estou inconsolável, a sério. O que me valeu foram as sugestões vietnamitas da Helena.

Rita Maria disse...

Nao estejas, a nao ser que nao penses voltar :)

PS: A Helena é a maior!

Goldfish disse...

Eu pensar, penso, não sei é quando! :(