segunda-feira, 14 de maio de 2012

Podofobia*

.
Já falei por aqui do quanto gosto do mercado de trabalho português e, especialmente, das suas regras bacocas. Não sei onde, que nunca me apeteceu etiquetar os posts e a memória já não é o que era, mas terei com certeza perourado contra os recibos verdes, a segurança social ou qualquer outra subespécie de sanguessuga ligada à tragi-comédia que é o dia-a-dia de um trabalhador neste rectângulo à beira-mar plantado e ao sol estendido. 
.
E foi precisamente este último ponto que ontem me veio à memória quando me contaram como num call centre no centro de Lisboa uma trabalhadora não pode ir atender telefones de sandálias. Será com medo que do outro lado do telefone esteja um daqueles maluquinhos que tem nojo dos pés alheios - mas dos que também têm o poder de ver à distância o que está debaixo da secretária de quem o antende? Ou, melhor ainda, que ao cliente-interlocutor-feiticeiro cheire a chulé. Quem sabe estas regras antecipam um grande avanço tecnológico, o dia em que todas as chamadas - até as feitas para os call centres! - serão vídeo-conferências de corpo inteiro (para verem os pézinhos, claro) através de um qualquer aparelho que transmita partículas de cheiro de um lado ao outro (os pézinhos de novo). Pergunto-me para quando pedirem um 86-60-86 para as meninas do call centre e um atestado de frequência do ginásio para os meninos, para que a vídeo-conferência ser mais agradável aos olhos. Ou a uniformização do perfume que se pode usar - nada muito forte e da mesma linha que o desodorizante. 
.
Ah, entretanto parece que no dito call centre as chamadas de uma linha de apoio a mães em stress podem ser atendidas por quem nunca nem de um primo cuidou, muito menos teve um filho e nada sabe sobe crianças, os seus problemas e/ou acessórios - mas só se for mulher.
.
* obrigada, Google.
.

1 comentário: