sexta-feira, 29 de abril de 2011

A semana passada fartaram-se de falar

.

mas hoje ainda não ouvi ninguém falar do desperdício de recursos e da perda de produtividade que é ter um país parado. E querem mais parado que aquilo?!? Nem de bicla alguém conseguiria chegar ao trabalho hoje em Londres, isto, claro, se fosse necessário - não era, pois foi decretado dia feriado, ou livre, ou o que quiserem chamar-lhe, o que é certo é que ninguém buliu. Ah, é verdade, parece que 2ª-feira também não se trabalha por terra de suas majestades... Pois, é que no Domingo é dia do trabalhador e, como em todo o país civilizado, o feriado que, bêbado, calha ao Domingo, é imediatamente transferido para 2ª. E isto depois de o fim-de-semana passado ter sido de - tcharam! - 4 dias. Sim, cambada de preguiças, ninguém quer trabalhar, aqui-d'el-rei que é feriado prolongado por tudo e por nada, blá, blá, blá. Pois que lá onde se casam príncipes com meninas do povo* dia 25 de Abril não é dia da Liberdade, nem de nada. Acontece que, mais uma vez, no Domingo que o precedeu, raio de feriados bêbados!, este ano o tinto deve andar barato, perdão, the beer, era Páscoa. E o que é que acontece aos feriados ao Domingo? Exacto, vejo que perceberam. Mas, espera lá, a Páscoa não é sempre à 6ª e Domingo? É... Ahhhh!

.

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Originalidades

.

Há uns tempos recordei-me de uma tia-avó semi-analfabeta que não conseguia escrever "água" correctamente pois seguia sempre o que se pode definir como concordância oral - ou seja, escrevia como dizia. Ora, se dizia sempre "a áuguinha", falasse da do copo ou da do mar, quando eu, mestre-escola na 3ª classe, lhe ditava "água" ela pegava na sua "áuguinha", tirava o diminutivo e ficava com "áuga". Não valeram de nada as repetições da palavra por escrito (5x cada erro) contra 6 ou 7 décadas de oralidade tresloucada.

.

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Curiosidades

.

Estranho, estranho é ir passar férias às Caraíbas e decobrir, ao voltar, que cá esteve mais calor que lá - mas não na temperatura das águas, não queriam mais nada, não? Lixado, lixado é voltar e cair-nos vários dilúvios em cima - é que até a previsão para Amsterdão tem andado melhor.

.

sexta-feira, 8 de abril de 2011

São Pedro não é Republicano


Andava tudo aí a queixar-se de que em Julho ninguém ia votar, ia tudo para a praia e coiso e tal. O nosso PR, esperto, marcou as eleições para início de Junho, pensando "Queriam a praia como desculpa, não queriam? Ora tomem lá eleições em Junho, que ainda está frescote!" Ora São Pedro, a rir-se com uma piada do Malkovich mas de olho no Portugal, resolveu começar já em Abril o tempinho quente, para nos irmos acostumando e não haver dúvidas sobre o que vamos fazer no início de Junho...

Somos todos colegas

.

Os professores do Estado são colocados. Os das escolas particulares, contratados. Ontem, segundo a coordenadora da minha escola, nós, os professores das AEC*, somos fornecidos (pela empresa que nos contrata). Senti-me por instantes como uma alface a caminho do Continente, mas tudo bem. Antes alface que febras e / ou entremeada.

.

* Actividades Extra Curiculares ou babysitting das 15h30 às 17h30.

.

terça-feira, 5 de abril de 2011

30ºC

.
Já posso começar a queixar-me do calor ou ainda é cedo?
. (Brincadeirinha!)

sábado, 2 de abril de 2011

Medicina popular

.

(Durante o Inverno) "Estou co(n)stipada," digo, fanhosa q.b.. "Isso é do aquecimento em casa, depois sais à rua e apanhas uma 'pontada'," respondem os que sabem que ligo os dois termoventiladores assim que chego a casa.

(Na Primavera) "Estou constipada outra vez," digo, menos fanhosa mas constipada ainda assim. "Isso é do sol na cabeça, ainda está muito baixo," respondem, cientes que faço lei da teoria dos pauzinhos do caracol.

A sério, minha gente. Nem os aquecimentos nem o sol são causadores de constipações. Perguntem a qualquer médico que tenha tirado o curso de 5 anos e não o da vida!

.