mas hoje, é! É o quê? Feriado! Dia da Libertação, Bevrijdingsdag, o dia em que se comemora o fim da ocupação alemã durante a II Grande Guerra. Como os holandeses são um povo poupadinho, só é feriado para toda a gente* de 5 em 5 anos. É para não se gastar. Ora eu, entre idas à Alemanha, virus estomacais e o job que não perdoa, tinha-me esquecido completamente do feriado - quando ontem mo lembraram só não dei uns pulinhos porque o supracitado vírus não permitiu. Ainda bem que se livraram dos alemães, senhores! Por tudo o que já é sabido, porque hoje estou em casa a descansar e ainda porque os alemães são uns chatos que pouco falam inglês** (coisa que, a acontecer aqui na Holanda, me dificultaria muito a vida).
.
* dizem-me que a Função Pública cá do burgo o goza todos os anos, e eu acho mal, principalmente porque não o gozo.
** informação estatística recolhida por moi-même nas 3 visitas que fiz à Alemanha.
20 comentários:
a coisa lá para os lados da Dam ficou feia... tudo a atropelar-se por causa de um maluco qualquer
A sério? Muito me contas... Não sei de nada! :)
Pois foi! Grande barraca. A cada ano acontece alguma coisa num destes feriados, eu nem me aproximo.
vai ao youtube, já há lá vídeos da confusão...
O ano passado foi um homem que se espetou de carro, propositadamente, não foi?
Acabou-se a erva pra esse pessoal!!! :-D
E eu que, numa outra vida, devo ter sido Alemã gosto deles todos os dias e não de 5 em 5 anos. :)
O que se passou o ano passado (um holandÊs que atropelou uma quantidade de gente e acabou morto) foi no Dia do Aniversário da Rainha e esse, que eu saiba, comemora-se na Holanda todos os anos.
Sim, a Gi tem razão, no ano passado esse homem que se mandou contra a multidão com o carro foi no Dia da Raínha, 30 Abril, e morreram 7 pessoas. Mas é tudo na mesma altura, Abril, Maio, daí a minha generalização.
Não sei se é erva a mais ou sol a menos...
Ainda bem que mais alguém acha que oinglês dos alemaes, quando existe, é uma miséria!
Miséria? Nem isso! Cada vez que perguntava se falavam inglês era logo "Nein!". Nem um bocadinho, nem pouco, nem mais-ou-menos, nem sequer uma pequena demonstração de vontade de ajudar. O inglês também não é a minha língua-mãe!
Aqui em Berlim pelo menos sao simpáticos. Se fizeres um ar muito infeliz de mapa na mao, até é provável que te venham perguntar se precisas de ajuda....mas também já vi um Nein desses assim directos, ainda por cima de uma loja e por uma miúda novinha. Nao havia hipótese nenhuma de ele nao ter pelo menos uns três anos de Inglês e o que é que é preciso para ajudar um cliente? Ser o tradutor oficial do Shakespeare??
Eu tive um monte de Neins, quase tudo em lojas e restaurantes, mas nunca estive em Berlin. É claro que outros souberam falar, mas poucos e muito mal!
Devias vir antes de voltar à pátria, olha que depois é muito mais difícil e vale bem a pena!
Eu sei. Tenho mesmo de me organizar.
Aqui na Dinamarca também se comemora hoje o dia da libertação da ocupação alemã mas não há feriado:( aproveitam este dia para fazerem testes ás sirenes de guerra. que susto que apanhei! Quanto aos alemães. eu vivo a 10 kms da Alemanha e vamos lá todas as semanas as compras (muito mais barato) e não se encontra ninguém que fale inglês e bem que lhes podes dizer que não falas alemão que eles teimam em responder e tentar manter dialogo em alemão! e não são nada simpáticos, pronto, são alemães...
O que mais me espanta no parco inglês deles é terem fama de povo culto e com estudos! E na Dinamarca, faz frio? :D
Como a outra Gi :-) eu tenho a melhor impressão dos alemães, e em inglês ou alemoês lá nos vamos entendendo.
Espero que estejas melhor, Goldfish.
Por aqui esteve bastante frio até Março, nevou bastante este ano. Agora está óptimo, as temperaturas já andam nos 10º:) mas o tempo muda quase todos os dias... eles dizem que demora cerca de 50 anos a habituar ao clima:S e por aí?
Feriado de cinco em cinco anos?!! Essa nunca tinha ouvido!! LOL
Feriado de 5 em 5 anos? Aí está um conceito interessante.
Quanto aos alemães e ao Inglês, eles falar, falam, mas acho que não lhes apetece muito.
Em Berlim falam muito mais Inglês.
É um conceito interessantíssimo!
Enviar um comentário