quarta-feira, 30 de setembro de 2009

Leila, the wolf

Um miúdo, depois de ver isto a passear com a minha mãe:



"Sabes por que é que tem as orelhas tão grandes?.... Para te ouvir melhor!"
.
P.S. - conhecendo-a (à cadela), ninguém diria!
.

É por estas que a minha vida é tão interessante

Ligaram-me, no outro dia, mais uma vez de um número não identificado. Atendi com meu melhor "hallo!" - o pânico de ser de algum emprego e não estar a atender leva a melhor, de vez em quando, sobre a decisão de não voltar a atender quem não se identifique.
.
Uma voz feminina do outro lado arranha-me o ouvido com umas frases em holandês, para ser interrompida pelo meu apologético e costumeiro "sorry, I don't speak dutch...". Alegrei-me, é uma entrevista! E, logo a seguir, "não é o maluco dos telefonemas anónimos!".
.
Após um ligeiro engasganço recomeça a falar, num inglês sofrível, diz que é da KLM e que quer saber se eu quero aderir a qualquer coisa que me permite fazer compras, trá-lá-lá (assim que me perguntam se quero aderir a algo ligo o modo automático de recusa em ouvir, seguido da recusa em aceitar seja o que for).
.
Enquanto vou, o mais educadamente possível, recusando o não-sei-quê que me querem impingir numa das piores performances de inglês que por cá já me foi dado ouvir, entram em acção o Tico e o Teco. O Tico pensa "Que inglês básico para uma holandesa!". O Teco, por seu lado, pensa "Deve estar a rogar pragas por o meu telemóvel lhe ter calhado!". Fez-se luz (o Tico e o Teco encontraram-se à esquina) e, conforme me despedia e carregava no botão vermelho para desligar, percebi. Devem andar a ligar-me há dias (semanas!), mas quando percebem que não sou holandesa - nem o "Hallo!" tem a pronúncia correcta, pelos vistos - preferem não se dar ao trabalho. Esta, coitada, devia estar distraída e não percebeu que ia ter de esforçar o seu inglês para comunicar comigo...
.
Bem pensado, bem verificado (numa adaptação livre do popular "bem dito, bem feito") - nunca mais recebi chamadas cujo autor opta por não explicar quem é nem ao que vem. Nada de apaixonados platónicos, nada de SIS versão Nederland, nada de jeito, apenas telemarketing. Digam lá se não é triste?!?
.

terça-feira, 29 de setembro de 2009

Why?

Why, why, why?

Auto-consciência

O meu pior defeito?
.
.............................................Teimosia
.
A minha maior qualidade?
.
...........................................................Empatia
.
E, arriscando-me a cair na vaidade, digo que há por aí imensa gente com o mesmo pior defeito que eu, mas não muitos com a mesma maior qualidade...

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Parece que já temos resultados

Deixo os únicos comentários que me veem à ideia.
1. Tendo em conta a única outra pessoa que podia ganhar estas eleições, Ferreira Leite, estou satisfeita com o resultado.
2. Agora, o Portas, a sério?!? Está tudo louco?!?
3. O PC e os seus "estimulantes sinais"... O discurso deve estar escrito no matter what...
i

quarta-feira, 23 de setembro de 2009

O meu avô no seu melhor III

À porta de uma loja, o meu avô segura na trela de uma Luna choramingante devido à minha ausência. Aproxima-se uma empregada para ver o que se passa. Para que não haja mal-entendidos, o meu avô apressa-se a esclarecer a situação: "Não se preocupe, estou só à espera...".
Pois. Foi o que ele disse à empregada holandesa. Com todas as letrinhas. Se isto não é crer na universalidade do português, não sei o que será!

quinta-feira, 17 de setembro de 2009

É só uma semanita...

Este blogue está em modo "visita da mãe e avô". Este modo, para quem não conhece, é um modo caracterizado pela escassez de posts devido a excesso de passeio e conversa. Pedimos desculpas pelo incómodo mas, à laia de compensação, avisamos que já há novidades quanto ao "Sr. anónimo". Prometo explicações rápido q.b..

terça-feira, 15 de setembro de 2009

A quem de direito

À pessoa que anda a telefonar-me anonimamente todos os dias, uma vez por dia, de 2ª a 6ª, sem nunca responder quando eu atendo ou voltar a telefonar quando faço o contrário:

Vá chatear outra! Não tem nada melhor que fazer? Trabalhe... Leia um livro... Escreva um blog... Qualquer coisa, não me interessa exactamente o quê... mas qualquer coisa! E caso seja alguma alma penada, com mensagens do mundo mais além... deixe lá as mensagens e deixe-se estar no outro mundo, que este não está para brincadeiras!

Caso seja um gajo perdidamente apaixonado pelos meus encantos de portuguesa mas tão, tão tímido que nada mais consegue além de ligar o meu número de telemóvel uma vez por dia... não vale a pena arranjares coragem, parte para outra!

Se é o SIS holandês... Exmos. srs., tenho muito apreço pelo vosso país, menos pelo tempo que cá faz, mas como isso eu não posso resolver não penso tomar nenhuma medida retaliatória contra os Países Baixos (ou qualquer outro país do mundo com mau tempo, já agora).
i
Se é uma empresa de trabalho temporário a querer fazer um qualquer teste à minha capacidade de resistência à chateação... vão desiludir-se em breve, já andei a pesquisar no dicionário uns palavrões em holandês, agora só preciso de descobrir como se pronunciam...
i
P.S. - Para mim, este assunto está encerrado. Se não pararem os telefonemas no tempo que vai demorar a gastar o dinheiro que tenho no cartão, deito-o fora e compro outro. Irra!

Patrick Swayze

Quem nunca dançou, cantou ou suspirou por causa deste actor que atire a primeira pedra. Toda uma geração sonhou ao som do mambo, e foi há menos de 20 anos. Morreu Patrick Swayze.

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Estou muito mais satisfeita

Afinal não era só mais uma esquisitice da língua portuguesa escrita que soava mal... estava mesmo mal! O verbo é mesmo Pôr. Obrigada, Antígona!
i
Escrever Pôr cinco vezes para não esquecer... pôr - pôr - pôr - pôr - pôr. A professora Irene fez milagres com estas repetições, pelo menos no meu caso! Temo, no entanto, que quando era escrito à mão tinha maior impacto...

?

Sou só eu ou o verbo por sem acento circunflexo soa mal com'ó caraças?!
i
P.S. - Saber que é assim que se escreve não ajuda a soar bem; nem quero pensar quando o acordo ortográfico entrar em vigor...

Por em perspectiva

Se desde o início dos tempos até hoje tivesse passado apenas um ano... os dinossáurios teriam aparecido a 5 de Dezembro e desaparecido a 24. Nós? Nós teríamos surgido nos últimos minutos do ano...

sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Luto contra o abandono

Tenho um favor a pedir a quem aqui vem. Não é um grande favor, não ultrapassa o tamanho A4...

Como vêem aqui ao lado, dia 18 de Setembro há mais uma iniciativa contra o abandono de animais no nosso país. Li no site da Liga Portuguesa dos Direitos dos Animais que cerca de 10.000 animais são abandonados, anualmente, em Portugal. Se fosse um só, já seria demais. Mas são 10.000.

Como podem ler no site do Luto contra o abandono, o objectivo é, no dia 18, lembrar Portugal que há quem esteja de luto por estes animais, que alguém quis e depois descartou. Não acho que alguém se vá vestir de negro, mas imprimir este cartaz (no site há um cartaz próprio para imprimir) e colar no vidro do carro no dia 18 dá, apenas, uma pequena despesa em tinteiro.

Façam-no pelos animais e por mim, que não estou aí para pendurar um no vidro do meu boguinhas.

Obrigada!

Apropriado...

A ideia veio da momentU e a imagem daqui.

quinta-feira, 10 de setembro de 2009

?

Está tudo louco... ou, talvez seja melhor escrever "está tudo louco"! Vejam, aqui, e já agora leiam também os comentários.
i
P.S. - peço perdão por terem de ir ao link para saberem do que estou a falar, mas é que é tão estúpida a notícia que eu nem sei o que hei-de escrever...

The new "beto" vs the old "beto"

Aparentemente, a betalhada do nosso Portugal mudou de estilo. Agora assemelham-se ao cigano que mora na rua acima da minha (em Lisboa, claro), com corrente de ouro ao pescoço... O que é feito do velho beto, com o pólo por cima dos ombros, camisa Quebra-mar às riscas e calças penduradas ligeiramente acima do tornozelo ossudo, peludo e desnudo?!? Ainda me lembro dos primeiros espécimes deste tipo que apareceram na minha querida Secundária. Nós chamávamos-lhes (bem, era mais a um em particular, mas aos outros a carapuça também servia) eternos enganados! Sim, eternos enganados... pelo alfaiate! Claro, em honra do engano da costureira que lhes fazia a baínha das calças... É claro que só uns poucos de nós sabiam que o "eterno enganado" era um beto - o resto achava simplesmente que era alguém... ornamentado na cabeça, à Manuel Pinho, dir-se-ia nos dias de hoje! Muitas lágrimas (de riso, claro) já me escorreram pela face por causa do eterno enganado... Ainda hoje, quando me cruzo com ele, me vem um sorriso aos lábios. Quando penso na corrente de ouro e camisa desabotoada até ao umbigo do novo beto tenho apenas uma coisa a dizer: volta, eterno enganado, que estás perdoado!

A vida em Amsterdão tem destas coisas #2


Eles usam-nas mesmo! Até agora só tinha visto as famosas socas holandesas nas lojas de souvenirs, hoje vi um senhor com umas calçadas... no supermercado! Que espectáculo!

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

A minha velhota também tem a sua piada

O telefone da minha avó ainda está em nome de um senhor que vivia naquela casa e que já faleceu - é esse o nome que aparece na lista telefónica. Como todos sabemos, as empresas de sondagens, inquéritos e promoções (aquelas que dizem que ganhámos prémios mas na realidade querem que compremos qualquer coisa que não nos faz falta) usam as páginas amarelas como lista de possíveis clientes, ligam e pedem para falar com seja-quem-for-que-conste-na-lista. Ela, que está quase sempre em casa, recebe "n" telefonemas destes. Com a maior descontracção do mundo, responde sempre - Ah, o senhor não-sei-quantos não está cá! Foi pr'a terra... Não sei quando volta.
Depois desliga, ri-se e diz-me como que a pedir desculpa - É que foi mesmo para a terra...
São 09 horas e 09 minutos do dia 09 do mês 09 do ano 2009.
i
É mentira, por acaso, que onde estou já são 10 horas e 09 minutos, mas para todos os efeitos, hoje, aqui o aquário rege-se pela hora portuguesa.

terça-feira, 8 de setembro de 2009

A vida em Amsterdão tem destas coisas

Hoje tirei uma foto a um texano. Agradeceu-me com um sonoro "Thank you very much, ma'am!", bem nasalado e muito arrastado no "ma'am". Nunca me tinham chamado "ma'am"!

É por estas que nem sempre gosto da BBC

É triste uma pessoa estar descansada a ouvir o programa da manhã da BBC (e digo descansada porque é pouco provável que alguma notícia me envolva directamente, dado que não sou inglesa nem vivo no RU) e descobrir que, afinal, há motivos para me sentir mencionada. Acabaram de noticiar um qualquer encontro de bigodudos no norte de Portugal. É, segundo a BBC, o quinto encontro do género. E, também segundo a BBC, deve ser interessante vê-los a beber. Ah-ah-ah!
Não que eu veja particular charme nos portadores de bigodes ou barbas. No geral, incomoda-me e não posso deixar de pensar que estão sujos - por muito que os lavem, escovem ou sei lá o que costumam fazer para cuidar do pêlo facial. Mas irrita-me que gozem com os moustaches dos outros e glorifiquem comportamentos igualmente estranhos e antiquados no seu próprio país! Ainda há quem use peruca à Marquês de Pombal no Parlamento! Quando vão para as corridas de cavalos têm de ir vestidos a preceito - por exemplo, os chapéus que as mulheres costumam usar naqueles eventos ocupam, de certeza, dois lugares. E, se a mulher que se sentar ao nosso lado for mais baixinha que nós corremos o sério risco de cegar com o golpe de uma aba furiosa mesmo à altura das nossas delicadas pupilas! Ora, deixem lá os bigodudos do norte de Portugal em paz e olhem mais para as tristes figuras que fazem os ingleses...
i
P.S. - perguntem aos amsterdamers qual é a nacionalidade que mais estraga o ambiente quando vem aqui gozar as liberdades da capital dos Países Baixos... perguntem!

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Também há que agradecer

quando S. Pedro nos brinda com um dia de sol e de mais de 20ºC, já na segunda semana de Setembro, num lugarzinho tão dado à chuva, ao vento e ao frio como Amsterdão. Muito agradecida!

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Observações

Em frente à janela da sala da minha casa está a escola secundária aqui do "bairro", ponto fulcral das minhas observações da maneira de ser do adolescente amsterdamer. E neste ano lectivo 2009-10 (começou a semana passada) fui surpreendida pelos veículos de duas rodas estacionados à volta da escola... Onde, no ano lectivo passado, se via uma boa centena de bicicletas de todas as cores, tamanhos e feitios, vê-se hoje umas dezenas de scooters - mantém-se apenas a variedade de cores e feitios... Há um par de meses atrás, havia tão poucos alunos desta escola com scooter que quase não se dava por elas no meio de tanta bicicleta! Tivesse eu máquina fotográfica (ai, ai...) e tirava uma para ilustrar aqui o texto. Será que a crise, por cá, já está a passar?

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Mudança

Não gosto de falar de política, principalmente porque não tenho conhecimentos suficientes da matéria para poder discutir (no bom sentido) um assunto sem meter os pés pelas mãos. E, admito, não sou dona de um pensamento livre. Fui educada por pessoas de esquerda, com tudo o que isso implica, e estou doutrinada. Consigo, no entanto, ver erros e defeitos em todos os quadrantes, principalmente no que diz respeito aos partidos enquanto organização e às pessoas que neles fazem vida.
Posto isto, vamos ao que motivou o post. Manuela Ferreira Leite diz, segundo notícia no DN, "os portugueses estão conscientes de que ninguém se transforma de uma hora para a outra". Tenho de concordar, eu também não acredito na mudança radical das pessoas. Talvez por isso MFL ainda me dê pele-de-galinha. Lembro-me tão bem dos conturbados anos políticos do início da minha adolescência, quando esta senhora era Ministra da Educação. Tão bem...

The perfect mix

A minha cadelinha é um amor. Cada dia estou mais apaixonada por ela. E, além de ser meiga, sossegadinha e dedicada, é linda. Todas as vezes que saio com ela à rua ouço um elogio - por causa das floppy ears, tão giras, ou do pelo - it's sooo shinny. Muitos me perguntam de que raça é. Raça? Street dog, como aqui já disseram, e com muito orgulho! Descobri através de uma amiga (afinal, S., ainda aprendi inglês contigo, quem diria, ãh, amiga?) que rafeiro, em inglês, se diz mutt. Ontem, no Vondelpark, uma senhora com um chihuahua entreteve-se a falar um pouquinho connosco sobre cães, a Luna em particular. Quando lhe dissemos "It's a mutt, a mix of dogs" ela saiu-se com "Oh, but it's the perfect mix, isn't it?"

A baba ainda não chegou aí a Portugal? Acautelem-se, não deve faltar muito.

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

@?*&#!

Em cinco dias perdi dois textos gigantescos que tinha escrito aqui para o blog. Estou em choque, não quero acreditar. Aahhhhhhhhh!

terça-feira, 1 de setembro de 2009

E pronto, já recebi a chamada anónima e silenciosa de hoje. Não há apitos, cliques ou qualquer outro som - até desliguei a televisão para ouvir bem o que vinha de lá do outro lado da "linha". Descobri, no entanto, que se ao atender não disser "Estou,", "Hallo," ou "Yes,", nem nada, demoram mais um bocadinho a desligar. Estou bem arranjada com esta brincadeira, estou.

Estou ligeiramente amedrontada

Porque carga d'água andará alguém a ligar-me para o telemóvel holandês todos os dias de há uma semana para cá para desligar a chamada segundos depois de eu atender?!? No início julguei que era engano, depois comecei a atender em português e em inglês, agora atendo mas não falo. Estou a ficar ligeiramente paranóica, dado que pouquíssimas pessoas têm este número e nenhuma delas é do género de andar a pregar-me partidinhas! Será que a Golden tem um stalker?!?